Tesouro Inteligente
O Programa Tesouro Inteligente foi instituído pela Resolução SEFAZ Nº 737/2025, no âmbito da Subsecretaria do Tesouro (SUBTES). O objetivo principal do programa é aumentar a eficiência da administração pública por meio da inovação e transformação digital. Para atingir esse fim, são adotadas práticas avançadas de gerenciamento de projetos, utilizando ferramentas tecnológicas para a modernização da gestão.
Atualmente destacam-se nesse conjunto de iniciativas, a automatização de processos, além da agilidade e qualidade para a análise e tratamento de dados gerenciais, proporcionando maior transparência, disponibilização de informações para a sociedade e a entrega de melhores serviços aos cidadãos.
O Plano Estratégico e Capacidades de Negócio é uma iniciativa desenvolvida para promover a execução da estratégia no âmbito da Subsecretaria do Tesouro (SUBTES). Trata-se de uma ação institucional que conecta as capacidades de negócio estratégicas ao Portfólio de Projetos da SUBTES e institui um sistema de monitoramento de resultados, constituindo-se como um desdobramento do Programa Tesouro Inteligente.
Princípios do Programa relacionados à transparência e governança, inovação, modernização do setor público e eficiência na gestão dos recursos financeiros são altamente fomentados através dessa iniciativa.