Processos Administrativos
Processos Administrativos
Os Processos Administrativos devem ser abertos exclusivamente no SEI-RJ (Sistema Eletrônico de Informações), após cumprimento das seguintes etapas:
- Cadastro de Usuário Externo;
- Validação de documentos do cadastro, conforme disposto no Portal do SEI-RJ. O cadastro e a validação no Sistema SEI-RJ não são feitos pela Repartição Fiscal.
A Repartição Fiscal é responsável pela orientação do tipo de Processo Administrativo a ser aberto, quando necessário, bem como pelo acompanhamento dos Processos Administrativos abertos no SEI-RJ, quando se trata de assunto do ITD.
No Portal do SEI-RJ há informações tais como: Cadastro de Usuário Externo; Manuais do Usuário Externo; e, sobre o Atende SEI-RJ.
Para acessar as informações do Portal do SEI-RJ, clique aqui ou entre em contato pelo telefone (21) 2334-2840, ou pelo e-mail usuarioexterno@fazenda.rj.gov.br
Processos Eletrônicos
Para acompanhamento de processos eletrônicos, bem como para consulta e cumprimento de exigências, o contribuinte deve acessar o Sistema SEI RJ, sem necessidade de comparecimento à AFE-08 ITD.
Para acompanhamento de processos em papel, no sistema UPO, o usuário deve preencher as informações solicitadas conforme instruções abaixo:
Exemplo: Processo UPO E-04/041/003456/2014
Na consulta preencher os campos como a seguir:
- UPO – Origem: E-04/041
- Número: 123456
- Complemento: deixar em branco
- Ano: 2014
- Informe o código de segurança da imagem ao lado;
Para acompanhamento de ambos os tipos de processo, clique aqui.
A ciência ou cumprimento de exigência em processo físico deverá ser somente presencial, sendo necessário prévio agendamento. Antes de agendar atendimento, porém, o contribuinte deve consultar o status do processo em www.consultaprocessos.rj.gov.br para ter certeza de que o processo encontra-se na Auditoria AFE08, no setor de cartório. Se, ao consultar o sistema, o processo estiver com tramitação em CART08, o mesmo estará disponível para ciência presencial.
Caso o contribuinte deseje tomar ciência ou cumprir uma exigência em processo eletrônico, deve acessar o referido processo na plataforma SEI RJ para visualizar a intimação disponível no mesmo.
Caso queira solicitar o desarquivamento de um processo administrativo físico (em papel), o contribuinte deve agendar atendimento virtual ou presencial. Não é necessário o pagamento de taxas. No dia do agendamento, deve informar, por e-mail ou presencialmente, o número do processo e solicitar o seu desarquivamento. A tramitação do processo deve ser acompanhada no endereço eletrônico http://www.consultaprocessos.rj.gov.br/ .
As informações deverão ser preenchidas conforme orientação abaixo:
Exemplo: processo E-04/041/001234/2022
Quando no campo “Tramitação SEFAZ” estiver escrito “CART08”, o processo estará disponível para vistas.