Monitoramento e Avaliação é aposta da Secretaria de Fazenda e Planejamento

Mais de 170 participantes, muito debate e o início de diversas parcerias entre estado e academia. Estes foram os saldos do seminário “Monitoramento, Avaliação e Análise de Programas e Políticas Públicas”, promovido em agosto pela ...

Mais de 170 participantes, muito debate e o início de diversas parcerias entre estado e academia. Estes foram os saldos do seminário “Monitoramento, Avaliação e Análise de Programas e Políticas Públicas”, promovido em agosto pela Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro (SEFAZ-RJ).

Organizado em conjunto pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (Subplo), Superintendência de Recursos Humanos da SEFAZ e Escola Fazendária (Efaz), o seminário reuniu para debater o tema nomes como Paulo Jannuzzi (IBGE), Cláudio Ferraz (PUC-Rio) e Alcides Gussi (Nuppaa/PPED – UFRJ), além de gestores diretamente responsáveis por iniciativas de monitoramento e avaliação em andamento em órgãos do estado, como o Instituto de Segurança Pública e o Instituto Estadual do Ambiente.

Confira, abaixo, as apresentações dos palestrantes.

Tema 1: PANORAMA DA ÁREA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Palestrante: Paulo Jannuzzi, professor do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE) e Secretário de Avaliação e Gestão de Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome de 2011 a 2016.

Apresentação: Das Políticas Públicas orientadas por evidências às Reformas ditadas por conveniências: os avanços e retrocessos no campo de M&A no Brasil

Palestrante: Carolina Morais Araujo, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Columbia, em Nova York, e gerente no Brasil do Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL/MIT).

Apresentação: Da avaliação de impacto à política pública

Tema 2: AVALIAÇÃO E ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA ACADEMIA

Palestrante: Claudio Ferraz, PhD UC Berkeley, professor do Departamento de Economia PUC-Rio, Cátedra Itaú-Unibanco de Desenvolvimento Econômico, e pesquisador afiliado ao J-PAL, do MIT.

Apresentação: Métodos de avaliação de impacto

Palestrantes: Ana Célia Castro e Alcides Gussi, coordenadores do Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação (Nuppaa) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (INCT/PPED – UFRJ)

Apresentação: Avaliação como construção de conhecimento sobre políticas públicas

Tema 3: EXPERIÊNCIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Palestrante: Joana Monteiro, diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP/Seseg), professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV/EBAPE) e especialista em avaliação de impacto de políticas públicas.

Apresentação: Monitorando e Avaliando Intervenções na Área de Segurança Pública

Palestrante: Antoine Lousao, diretor de Gente e Gestão do Instituto Estadual do Ambiente (Inea/SEA), professor da Especialização em Políticas Públicas do Instituto de Economia da UFRJ e, de 2011 a 2015, subsecretário de Gestão de Pessoas, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas e assessor de Planejamento e Gestão na Secretaria de Estado de Educação.

Apresentação: Monitoramento e Avaliação

Palestrante: Pablo Vilarim, mestre em Economia pela UFF, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado do Rio de Janeiro e atual secretário Municipal de Fazenda de Niterói.

Apresentação: Cultura de Avaliação e Monitoramento na Prefeitura de Niterói

Tema 4: OFICINA DE MONITORAMENTO

Palestrante: Antoine Lousao

Apresentação: Oficina de Monitoramento, Case Cedae e Monitoramento Ambiental