Educação Fiscal

Com o objetivo de promover o pleno exercício da cidadania, sensibiliza o cidadão para a função socioeconômica do tributo, leva conhecimento ao cidadão sobre a administração pública e cria condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão.

Programa Nacional de Educação Fiscal

Criado para tratar não só da percepção sobre a importância da arrecadação dos tributos, mas também da correta alocação dos recursos, o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) tem como objetivo a construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania, favorecendo a participação cidadã em um efetivo controle social e fiscal, além de melhorar a relação do Estado com a sociedade.

Através do entendimento, pelo cidadão, da função socioeconômica dos tributos, da administração dos recursos públicos e do controle social, o PNEF promove a participação popular. Ao se envolver com temas sobre finanças públicas e acompanhamento dos gastos, é possível que o cidadão monitore o desempenho dos administradores públicos e, consequentemente, contribua para melhores resultados sociais.

Atualmente, as políticas do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) são definidas pelo Grupo de Trabalho “GT66 – Educação Fiscal”, no âmbito da Comissão Técnica Permanente do ICMS (Cotepe/ICMS), cabendo ao GT66 o planejamento, a execução, o acompanhamento e a avalição das ações do PNEF, atuando como integrador e articulador de experiências das esferas federal, estadual e municipal, uma vez que o Programa é desenvolvido nas três esferas de governo: por meio do Grupo Nacional de Educação Fiscal – GEF; dos Grupos de Educação Fiscal Estaduais – GEFE; e dos Grupos de Educação Fiscal Municipais – GEFM.

Para mais informações sobre o Programa Nacional de Educação Fiscal, acesse o portal do PNEF.

Programa Estadual de Educação Fiscal

Com o objetivo de estimular a implementação do Programa em todo o Estado do Rio de Janeiro, são elaborados e desenvolvidos projetos que subsidiem tecnicamente os Municípios, e que socializem experiências bem-sucedidas já implantadas.

A informação sobre o papel social dos impostos, do controle social e de direitos e deveres do cidadão, permite que a população possua os instrumentos adequados para participar da decisão com relação à alocação dos recursos públicos.

Alimentar a rede de capacitadores, disseminadores e professores envolvidos no PNEF é outro papel posto em prática pelo Grupo. Para tanto, a Secretaria de Fazenda em parceria com as demais instituições que compõem o GEFE-RJ, desenvolvem projetos com a temática da Educação Fiscal, voltados para a sociedade, principalmente para grupos de jovens, alunos, professores e idosos, em todo o Estado do Rio de Janeiro. A SEFAZ realiza ainda a capacitação em Educação Fiscal dos novos servidores, durante o curso de formação inicial de cada carreira da Secretaria.

Material

O propósito deste material é oferecer informações básicas para que os envolvidos neste processo de transformação social alcancem os objetivos propostos e possam atuar como cidadãos participantes.

Ter consciência fiscal é fazer-se presente, desenvolver espírito crítico e participativo, comprometer-se e entender que, ao exercitarmos nossos direitos e deveres reafirmamos nossa cidadania.

Palestras

Cidade Constitucional: Rio de Janeiro, Primeira Capital da República

Sefaz de Portas Abertas

Planejamento Pedagógico do Programa de Educação Fiscal do Município de Resende

Material do evento sensibilização de professores

Projeto GEFE Itinerante

Apresentações

Vídeos

A seguir estarão listados vídeos de projetos desenvolvidos e executados pelo Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio de janeiro (GEFE-RJ), que tem como objetivo a apresentação das instituições que o compõem e que, consequentemente, promovem o Programa de Educação Fiscal do Estado.

Educação Fiscal em Debate:

A Educação Fiscal e o exercício da cidadania
Controle Social através dos Tribunais de Contas
O Papel das Ouvidorias no Controle Social
A importância social dos tributos em tempos de pandemia
Participação cidadã na melhoria da gestão pública
Corrupção, má gestão e sonegação
Racismo Institucional
Cidadania Consciente e os Serviços Públicos
Transparência Fiscal
Controle Social e os Conselhos de Políticas Públicas
O Papel das Corregedorias na Administração Pública
O Servidor como contribuinte – Qual a sua atitude?
Uma sociedade boa para todos
Boas Práticas de Educação Fiscal

Projeto GEFE Itinerante:

Apresentação e Lançamento do Projeto

Legislação

Leis Estaduais:

Decretos:

Resoluções:

Portarias:

Convênios:

  • Convênio CONFAZ, da 13/09/1996 – Dispõe sobre a cooperação técnica entre o Ministério da Fazenda, e as Secretarias de Fazenda, finanças e Tributação dos Estados e do Distrito Federal
  • Convênio Nº 001, de 07/06/2006 – Dispõe sobre a cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Fazenda, de Educação e a Secretaria da Receita Federal – 7ª Região Fiscal, na área de Educação Fiscal

Protocolo:

Plano Estratégico GT-66

Parceiros

No âmbito da Educação Fiscal, a Escola Fazendária, em conjunto com parceiros, desenvolve e implementa ações relativas à cidadania fiscal.

Logo da Secretaria de Fazenda

Logo da Secretaria de Educação

Logo da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional

Logo da Receita Federal

Logo da Controladoria Geral da União

Logo da Controladoria Geral

Logo do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

Logo do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro

Logo do Instituto do Direito Coletivo

Logo do Programa Nacional de Educação Fiscal