Subcont apresenta projeto de ampliação de fontes de recursos em contas e de aplicações financeiras

Mais de 180 representantes de contabilidade do Estado estiveram presentes

Nos últimos anos, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ) apontou que o Rio de Janeiro não atendia em sua totalidade a implementação de fontes de recursos nas contas de ativo financeiro, conforme determina o Manual de Contabilidade Aplicada do Setor Público (MCASP). Para cumprir a determinação do TCE, a Sefaz-RJ iniciou em 2023 um projeto piloto para adoção das melhores práticas contábeis, tendo em vista a qualidade da informação fornecida pelas unidades dentro do Sistema Integrado de Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil (SIAFE-Rio).

Com isso, a Fazenda deu mais um passo para melhorar a Gestão Financeira do Estado, aumentando o número de bancos que evidenciam as fontes de recursos em sua estrutura. A subsecretaria de Contabilidade Geral Yasmim Monteiro reforçou a importância dessa atualização: “ Com esta mudança, o Rio de Janeiro vai melhorar a gestão dos recursos públicos. O encontro desta segunda-feira nos permitiu demonstrar como deve ser o gerenciamento das UGs”, afirma.

Estiveram presentes no evento a subsecretária de Contabilidade Geral Yasmim Monteiro; o subsecretário Adjunto Bruno Campos; a Superintendente de Normas Técnicas Carlos César e o Coordenador de Produção de Normas Hugo Freire.