Sefaz-RJ detém tentativas de ataque cibernético durante a Páscoa
Primeira Semana Santa sem invasões desde 2021 é fruto de trabalho realizado pela SUBTIC

Pela primeira vez desde 2021, a Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro não teve ataques cibernéticos durante a Páscoa, conseguindo impedir todas as tentativas de invasão dos seus sistemas. O resultado é fruto do trabalho realizado pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SUBTIC).
Foi montada a Operação Páscoa 2025, que compreendeu diversas ações de proteção aos dados armazenados pela pasta. Entre elas está um reforço nas configurações de segurança em máquinas virtuais e em ambientes de desenvolvimento. Para todos os usuários que trabalham nessas áreas, foi implementada a troca obrigatória das senhas no primeiro login durante o feriado da Semana Santa, reduzindo riscos de credenciais expostas.
Além disso, um monitoramento contínuo 24 horas foi realizado durante todo o feriado, com funcionários trabalhando em regime de escala, o que garantiu uma resposta rápida aos alertas de segurança. Esse trabalho contou com o apoio das consultorias de segurança ASPER e Trend Micro, que aplicaram melhorias às vulnerabilidades identificadas.
“A Páscoa é um período de constantes ataques e invasões cibernéticas. Com planejamento, reforço técnico e diversas ações de segurança, passamos ilesos e pudemos garantir a integridade dos nossos sistemas”, avaliou o subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação Fulvio Longhi, que fez questão de agradecer à Alta Administração da Sefaz-RJ e ao Proderj pelo apoio nessa empreitada.