Sefaz de Portas Abertas: Secretaria de Fazenda recebe visita de alunos de escola estadual

Nova edição do projeto contou com a participação de cerca de 40 alunos do Colégio Nicoláo Bastos Filho

O Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe-RJ) promoveu, nesta quarta-feira (08/05), uma nova edição do projeto Sefaz de Portas Abertas. A iniciativa tem como objetivo convidar alunos de Ensino Médio da rede estadual até o edifício sede da Secretaria de Estado de Fazenda para participar de palestras sobre Educação Fiscal e conhecer o funcionamento do órgão por meio de visitas guiadas. Cerca de 40 alunos do Colégio Estadual Nicoláo Bastos Filho, em Itaperuna, participaram do evento.

As atividades foram abertas pelo secretário de Estado de Fazenda Leonardo Lobo, que apresentou o Gabinete da pasta aos estudantes. “É muito importante que vocês tenham a certeza, a noção e a clareza de que isso aqui é de vocês”, ressaltou Lobo falando sobre as instalações da Fazenda Estadual. Os alunos presentearam o secretário com um cofrinho feito durante um projeto de educação financeira desenvolvido em sala de aula com o objetivo de ensinar os estudantes a importância de economizar. “Muito obrigado por terem vindo e por terem se dedicado, isso para mim é muito emocionante”, encerrou Lobo.

Em seguida, os alunos participaram de uma palestra do subsecretário-geral Gustavo Tillmann sobre finanças públicas, explicando o processo de arrecadação e o encaminhamento dos recursos. Ele ressaltou a importância da Educação Fiscal e do equilíbrio das contas públicas durante sua exposição: “A Educação Fiscal permeia tudo à nossa volta, por isso é tão importante. Todos nós somos protagonistas e responsáveis como cidadãos, pagando impostos”.

A última atividade da programação foi uma visita ao Atendimento Centralizado com uma conversa com o Auditor Fiscal Porfírio Braga. As alunas Ana Carolina Lopes e Talita Ferreira contaram sobre a experiência. “Foi uma experiência muito boa, nós tínhamos muitas dúvidas e elas foram tiradas hoje.” disse Ana. “Foi legal saber sobre o orçamento, achei muito interessante.” completou Talita.