Secretaria de Estado de Fazenda cria programa Tesouro Inteligente
Iniciativa busca aumentar a eficiência da Administração por meio da modernização de serviços

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro, por meio da resolução SEFAZ n° 737, criou esta semana o Programa Tesouro Inteligente. A iniciativa, construída na Subsecretaria do Tesouro (SUBTES), tem como objetivos otimizar atividades operacionais internas e aumentar a transparência para as atividades do setor, promovendo a melhoria dos serviços prestados.
O Programa Tesouro Inteligente prevê o uso de ferramentas tecnológicas para atender a um cronograma de avanços progressivos. A proposta é adotar novas práticas de gerenciamento de projetos, como a automatização de atividades rotineiras e o desenvolvimento de sistemas de informação. As ações são coordenadas pelo Escritório de Projetos da SUBTES, que atua nos processos de modernização da área desde o último ano.
“A Subsecretaria do Tesouro trabalha em diversos projetos para o aperfeiçoamento contínuo do serviço público. Com a instituição do Programa Tesouro Inteligente, esse conjunto de ações passa a ter uma programação sistematizada, tornando a cada dia o trabalho mais ágil e efetivo.” explicou o subsecretário do Tesouro Bruno Schettini.
Entre as inciativas promovidas está o sistema de Declaração de Regularidade de Convênio (DRC), lançado em dezembro de 2024 com a função de liberar a certidão de forma imediata. Além disso, outra ferramenta que estará disponível em breve são os Painéis Gerenciais de Execução Orçamentária. A ferramenta em Power BI fornecerá informações em tempo real sobre a execução orçamentária de receita, despesa, Restos a Pagar e repasses constitucionais para Saúde e Educação.
Os servidores envolvidos vão passar por processos de capacitação desenvolvidos junto à Escola Fazendária, para que possam aprimorar as habilidades necessárias para atuação nas ações. Além de cursos livres e trilhas de aprendizagem, programas de pós-graduação em políticas públicas com ênfase em inovação são considerados para qualificação dos integrantes.