Avaliação de programas e políticas públicas é tema de seminário na EFAZ

A Escola Fazendária (Efaz), em parceria com a Subsecretaria de Planejamento e Orçamento e a Superintendência de Recursos Humanos, promoveu nesta terça-feira (01/08) o primeiro encontro do seminário “Monitoramento, Avaliação e Análise de Programas e Políticas Públicas”, que ocorre até o fim do mês na Avenida Erasmo Braga 118, 5º andar. A diretora da escola, Cecília Goia, abriu o evento, que contou com a presença de cerca de 80 pessoas.

Seminário “Monitoramento, Avaliação e Análise de Programas e Políticas Públicas”

A primeira palestra foi ministrada por Paulo Jannuzzi, Professor do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE) e Secretário de Avaliação e Gestão de Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome de 2011 a 2016. Foi abordada a importância do monitoramento e avaliação de programas sociais, além da aplicação de métodos de pesquisa para avaliação. O professor sugeriu, ainda, estratégias que os servidores poderiam adotar para subsidiar a decisão dos gestores no futuro.

Em seguida, a palestrante Carolina Morais Araujo, Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Columbia em Nova York (EUA) e gerente no Brasil da entidade de pesquisa norte-americana J-PAL, abordou a metodologia de avaliação de impacto de programas sociais utilizada pela instituição. Segundo ela, a avaliação é importante para melhorar a efetividade dos programas, tornar o gasto público mais eficiente e responder às perguntas de relevância geral em políticas públicas.

Os próximos encontros do seminário ocorrem nos dias 10, 16 e 23 de agosto, sempre das 14h30 às 17h30.

Os interessados devem solicitar inscrição em https://goo.gl/forms/pJzW2IFi6xS8DiDX2

Materiais dos palestrantes:
Paulo Jannuzzi