Subsecretaria de Controle Externo da Sefaz-RJ analisa implantação da Gestão de Risco no plenário da COGEF
Órgão demonstra evolução do projeto para os demais estados
A Subsecretaria de Controle Externo (SUBCINT) da Sefaz-RJ abordou no plenário da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) desta quarta-feira (26/09) a experiência da implantação da Gestão de Riscos na Sefaz-RJ. O subsecretário Francisco Iglesias, a Auditora Interna Chefe Inah Barretto e a Auditora Fiscal Gabriela Menegassi apresentaram a evolução da medida desde o início do projeto, em 2019, até a sua estabilização.
“Essa experiência inicial demonstra o potencial do projeto, reforçando o compromisso da Sefaz-RJ em aprimorar a gestão pública e garantir maior transparência e responsabilidade no uso dos recursos públicos. O engajamento das equipes e a coordenação estratégica da SUBCINT foram fundamentais para que os primeiros frutos fossem colhidos”, ressaltou o subsecretário de Controle Externo.
A equipe explicou a construção da metodologia Benchmarking, idealizada junto com outros estados, para nortear a implantação. Eles também destacaram a importância dos treinamentos em Gestão de Riscos, exemplificando um curso dado aos servidores da pasta por instrutores da Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE-GO). No encerramento, foram demonstradas as ações realizadas para garantir a efetividade da iniciativa, como a organização das equipes no Teams e as reuniões de acompanhamento das áreas.