Sefaz-RJ marca presença em encontros tributários

Servidores da Fazenda compareceram à 58ª Assembleia Geral do Ciat e ao 75° Encat

Servidores da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro estiveram presentes em importantes eventos tributários nacionais e internacionais este mês. A pasta esteve representada na 58ª Assembleia Geral do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (Ciat), no Seminário Internacional Ciat, e ainda, no 75° Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat).

A 58ª Assembleia Geral e o Seminário Internacional do Ciat foram sediados em Foz do Iguaçu (PR), respectivamente nos dias 23 a 25 e 26 de abril. O encontro teve “Mecanismos de prevenção e resolução de conflitos e promoção do cumprimento voluntário” como tema central. Durante a assembleia, o novo conselho administrativo do Centro foi eleito para o período 2024-2025, sendo presidido pela secretária especial adjunta da Receita Federal Adriana Gomes Rêgo.

Delegações de Argentina, Chile, Estados, Unidos, Paraguai e Barbados, além de representantes de organismos internacionais compareceram aos encontros. Representando a Sefaz-RJ, estiveram presentes pela receita estadual: o Subsecretario Adjunto de Receita, João Carlos da Costa Junior; o Auditor Fiscal e gerente de projetos da Assessoria de Gestão de Projetos da Receita, Breno Campos de Carvalho; e o superintendente de inovação representação técnica da Subsecretaria de Política Tributária e Relações Institucionais, Guilherme Buarque.

Técnicos debatem Reforma Tributária no Encat

O 75° Encat foi realizado em Brasília (DF) entre os dias 16 e 18 de abril. O evento, realizado trimestralmente, promove reuniões e apresentações sobre temas de relevância para o setor tributário. A edição deste mês se dedicou inteiramente ao debate sobre a Reforma Tributária, discutindo e propondo soluções para as mudanças implementadas pelo novo modelo. Participaram do encontro representantes das secretarias de Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos estados e do Distrito Federal. O Assessor-chefe de Gestão Estratégica da Sefaz-RJ Reuben Rocha participou de um painel sobre o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Também estiveram presentes o subsecretário adjunto Executivo de Receita, João Carlos Costa Junior; as Auditoras Fiscais da Superintendência de Cadastro e Informações Fiscais Regiane Navas Delgado e Viviane da Silva Azevedo; o Auditor Fiscal da Auditoria Fiscal Especializada de Trânsito de Mercadorias e Barreiras Fiscais e de Eventos e Leilões, Leonardo Ferreira Coelho de Souza; o Auditor fiscal da Auditoria regional de Cabo Frio , João Carlos do Nascimento Silva; Além desses, representando a  Subsecretaria de Política Tributária e Relações Institucionais estiveram presentes Aires Francisco de Oliveira, Douglas Cesar Sgarbi Junior e Andrea Carvalho Pereira.