Secretaria de Estado de Fazenda recebe moção de aplausos do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro

Honraria destina-se à colaboradores que favorecem o conhecimento público em prol da classe contábil

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) recebeu, por meio da Subsecretaria de Receita, nesta quarta-feira (04/12), uma moção de aplausos em cerimônia do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ). A honraria é destinada a autoridades que realizaram ações para favorecer o conhecimento público em prol da classe contábil do estado. A pasta foi representada pela coordenadora das Auditorias Fiscais Regionais do estado Luise Chevitarese.

“Esses atores contribuem com a classe contábil nos apoiando para que possamos cada vez mais cumprir nosso papel de finalidade social, que é gerar dados para melhor tomada de decisão desde a área pública à privada”, ressaltou o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRJ Edilson Junior.

A representante da Receita Luise Chevitarese destacou: “A Superintendência de Atendimento ao Contribuinte tem investido muito em melhorias, sejam em serviços disponibilizados no nosso portal ou de forma direta com o oferecimento de treinamentos. Estar aqui hoje nos mostra que as mudanças estão sendo percebidas de forma positiva e que estamos no caminho certo”.

Entre as ações da Receita que resultaram no recebimento da moção está a ampliação dos serviços disponibilizados pelo Fisco Fácil e pelo Atendimento Digital RJ (ADRJ). Hoje, procedimentos como emissão de certidões, consultas de parcelamentos tributários e renegociações de débitos com a Sefaz-RJ são efetuados de forma simplificada e online. Lançado em abril de 2023, o sistema de parcelamento de ITD em até 48 vezes é um dos exemplos de modernização, pois duplicou a quantidade de prestações oferecidas e deu autonomia aos contribuintes e seus contadores no processo. Essas adaptações democratizaram as soluções de questões que antes só podiam ser tratadas presencialmente junto à Sefaz-RJ.

Outra iniciativa importante da subsecretaria foi a realização de palestras, cujo principal público alvo foram os contribuintes e os contadores. O diálogo com o pilar da arrecadação tributária serviu de termômetro para o aprimoramento de outros serviços oferecidos pela pasta. A série de treinamentos da pasta instruiu sobre o recadastramento obrigatório de contribuintes, o credenciamento no Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária e o uso do aplicativo Nota Fiscal Fácil. O último tema impactou cerca de 150 produtores rurais e 273 técnicos e servidores da Fazenda.

O evento também contou com a participação da subsecretária de Contabilidade Geral Yasmim Monteiro e de seu Adjunto Bruno Campos. Bruno também foi um dos homenageados do evento na categoria de moção de aplausos, pela contribuição dele na classe que integra.