Marilene Duarte

Como e quando iniciou o Programa de Educação Fiscal em Resende?

O Programa de Educação Fiscal de Resende iniciou suas atividades em 2009, no Colégio Municipal Getúlio Vargas e na Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim. Não havia local apropriado para as reuniões tampouco equipamentos para exercício das funções.

No decorrer das atividades, os gestores municipais educacionais viram a necessidade de apoiarem o desenvolvimento do Programa. Destacando o imenso apoio dos senhores Arnaldo José de Lima (diretor administrativo da SME) e Alda Consolação Soares da Silva (diretora pedagógica), ambos em 2009/2010.

Em 2012, já na gestão da Secretária de Educação, senhora Rosaly Gonçalves Costa de Azevedo, e com o apoio da mesma, o Programa conquistou duas tutoras para atuarem junto às escolas, sendo estas: professoras Rosalva Balbino da Costa e Priscila Lunarde.

Em 2013, o Programa passou a ter sede própria, no início na Casa dos Conselhos e, em julho do mesmo ano, ocupando a atual sede, na Antiga Estação Ferroviária, em Campos Elíseos. Conquistou também novos tutores, sendo as professoras Ruth Gomes Vieira Canela e Natália de Sá Ferreira e como servidores de apoio administrativo: Marina Daniel da Silva, Rosemery Rodrigues Fernandes e Tarcísio Seabra Paschoal.

Em 2016, foi realizado o atendimento a 17 unidades escolares, dentro dos seus segmentos educacionais (Educação Infantil e Ensino Fundamental) por seis tutores, sendo: Alexander Rocha dos Santos, Claudemir Braga, Judite Alves Abá Petrili da Costa, Juliana Rocha da Costa, Ruth Gomes Vieira Canela e Sebastiana Benedito, em formato de palestras e atividades lúdicas. O Programa ainda conta com assessoria administrativa e financeira/ contábil, pela servidora Mara Cristina de Oliveira Gama, apoio administrativo do servidor Ralf Ribeiro Coutinho Borges e assessoria pedagógica, pelo servidor Claudemir Braga, a todas as Unidades Escolares Municipais.

Quais foram os principais desafios na implementação do Programa?

A questão do poder público aceitar que a população se aproprie de conhecimentos e instruções para a realização do controle social.

Quais as principais conquistas do Programa de Educação Fiscal durante esse período?

  • Conquista de uma sede própria;
  • Implementação do Conselho Escolar em quase 99% das escolas;
  • Parceria com os comerciantes do município de Resende;
  • Sensibilização dos empresários e comerciantes no desenvolvimento do Programa;
  • Implementação de dois Grêmios Estudantis na rede Municipal de Ensino;
  • Implementação do Programa de Educação Fiscal em mais nove Unidades Escolares;
  • Moção de louvor da Câmara Municipal de Resende;
  • Vale ressaltar que uma das maiores conquistas foi à visibilidade da Associação dos Auditores Fiscais do Estado do Rio de Janeiro pela nossa constante participação no Prêmio Nacional de Educação Fiscal. Em reunião com a diretoria da Associação foram explanados itens de melhoria para os futuros planejamentos.

Quais foram os principais desafios na implementação do Programa?

A questão do poder público aceitar que a população se aproprie de conhecimentos e instruções para a realização do controle social.

E o futuro? Como manter o Programa consolidado e existoso?

A questão Por estarmos em mudança de gestão municipal, há ansiedade na continuidade das atividades, todavia não há desanimo. Acreditamos no nosso trabalho e por esta razão levamos às pessoas a acreditarem no Programa também.

Criado em: 23/03/2017