Lílian Lima Alves

Lílian Lima Alves

A Analista de Controle Interno é Contadora, Especialista em Controle Externo pela FGV/Consulting e Especialista em Regulação, Defesa da Concorrência e Concessões pela FGV/Consulting. É Gestora do Fundo Especial de Administração Fazendária, da Subsecretaria Geral de Fazenda.

Ministra cursos nas áreas de Contabilidade Geral e Controle Interno e já ministrou o de Prestação de Contas nos Curso de Pós-Graduação da UCAM e PUC, tendo atuado como professora convidada de auditoria pública, no curso de mestrado da UERJ para a Controladoria Geral do Município do RJ e para o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro. Ocupa o cargo de Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro.

Pergunta: Como foi a sua experiência de capacitação na EFAZ?

Vejo o processo de capacitação como um dos principais ativos de qualquer organização, principalmente, àquelas que prestam serviços à sociedade. Já a capacitação presencial, proporciona uma parada obrigatória ao pensar e repensar do objeto do curso, que somada à troca de conhecimentos, tanto por parte do instrutor aos participantes e vice-versa, agrega benefícios imensuráveis, até agora, a todos os participantes. Espero ver, ainda, a ciência contábil propiciar a metodologia adequada à contabilização do capital intelectual.

Pergunta: A capacitação realizada agregou valor às funções desempenhadas, isto é, gerou impacto no desenvolvimento do trabalho?

Certamente, o instrutor do curso de TÉCNICA LEGISLATIVA, além do referencial teórico, forneceu sugestões às publicações da SEFAZ que se achava em desconformidade com as boas práticas, propiciando a rápida internalização da regra legal. O impacto foi imediato no meu desenvolvimento, pois na semana do treinamento estava oferecendo minuta de alteração do Regimento Interno do FAF, o que de pronto, pude aplicar as “dicas” recebidas.

Criado em: 16/12/2015