Biancca Scarpeline de Castro

Biancca Scarpeline de Castro

Professora de Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Biancca S. de Castro, concluiu o doutorado em ciências sociais na Universidade Estadual de Campinas, é formada em ciências econômicas pela Universidade Estadual Paulista e possui mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de economia, sociologia e administração pública.

O profissional com formação em Administração Pública é cada vez mais importante para a sociedade. As transformações recentes pelas quais passou o Brasil reforçam essa afirmação. A Reforma Gerencial do Estado, o fortalecimento dos direitos, deveres e da cultura democrática, a ampliação das relações entre governos, terceiro setor e mercado, demandam pessoas preparadas para assumir o Estado em uma variedade de papéis públicos, com foco no controle social. Esses profissionais devem ser capazes de associar o conhecimento técnico na definição de metas e formulação de estratégias para gerir recursos escassos e, ao mesmo tempo, desenvolver competências políticas para conciliar demandas sociais e conviver com as relações de poder do Estado.

Alcançar esses objetivos é a missão do Bacharelado em Administração Pública, que a partir de um currículo multidisciplinar busca a atuação ética, o ethos democrático e a defesa da res publicam. Profissionais preparados para atuar no estado podem fazer a diferença para o cidadão no acesso aos seus diretos, obtendo produtos e serviços de qualidade.

Entretanto, como qualquer outro curso de graduação, o Bacharelado em Administração Pública tem desafios a enfrentar, em especial, o distanciamento entre teoria e prática. As perspectivas analíticas e teóricas, fundamentais à reflexão e crítica da realidade, não são suficientes para aproximar adequadamente os estudantes do cotidiano vivenciado nas organizações públicas. Os exemplos descritos em sala de aula também são limitados, já que os próprios professores acabam reféns das suas experiências pessoais.

Desta maneira, o Projeto “Cidades Constitucionais: Rio de Janeiro, Primeira Capital da República” cria uma oportunidade única, ao colocar os alunos de graduação da Administração Pública em contato com diferentes atores, sejam esses investidos de cargos políticos ou funcionários de carreira do Estado, que cotidianamente produzem, executam e examinam as políticas públicas. Com esse projeto os discentes conhecem os problemas e soluções existentes nas organizações públicas, aproximando não apenas a universidade da comunidade em seu entorno, mas também o estudante do universo político, da participação e da cidadania.

Em 2015 ocorreu a primeira versão Projeto “Cidades Constitucionais” no Rio de Janeiro, organizado pela Escola Fazendária do Estado, especificamente pelo Grupo de Estadual de Educação Fiscal – GEFE. Mesmo incipiente, o Projeto gerou um impacto significativo para os estudantes de Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A experiência permitiu que muitos desses alunos entrassem, pela primeira vez, nos órgãos públicos visitados. Possibilitou-se visualizar a dinâmica cotidiana de temas tratados em diferentes disciplinas do curso – orçamento, políticas públicas, direito, controle social, projetos públicos, etc. Contrapôs os estudantes às dificuldades encontradas no dia-a-dia da esfera governamental, principalmente em um período de cortes orçamentários, mas também os permitiu conhecer servidores satisfeitos com suas atividades, felizes por poder contribuir com o bem público e com o ideal de transformação social.

Os alunos da UFRRJ avaliaram o projeto “Cidades Constitucionais: Rio de Janeiro, Primeira Capital da República” como uma experiência bastante proveitosa, tanto no que se refere às palestras realizadas, quanto aos temas abordados.

Entende-se que os resultados dessa atividade vão muito além da extensão universitária. São igualmente inspiração de novas propostas de pesquisa e capazes de aprofundar o ensino em sala de aula. Mais que uma atividade técnica, é possível dizer que o Projeto “Cidades Constitucionais: Rio de Janeiro” é um aprendizado para a cidadania e controle social, troca de experiências e sonhos, que deve fazer parte da vivência do aluno até sua formação e atuação profissional.

Criado em: 17/12/2015