Atualizada em 25/02/25

Reativação

Reativação

A solicitação de REATIVAÇÃO da inscrição estadual é realizada exclusivamente pelo contribuinte por meio do Sistema SEC (Serviços Eletrônicos de Cadastro).

Para informações mais detalhadas com o passo a passo para preenchimento do pedido, consulte o Manual de Cadastro, disponível em portal.fazenda.rj.gov.br/cadastro.

Para verificar os fatos motivadores do impedimento, recomendamos a leitura da dúvida frequente 4.4.1: “Como consultar o fato motivador do impedimento da inscrição estadual?

As pendências fiscais da inscrição estadual podem ser consultadas pelo contribuinte por meio do Sistema Fisco Fácil da SEFAZ-RJ.

Para dúvidas sobre o Sistema Fisco Fácil, entre outros, utilize o Fale Conosco no Portal da SEFAZ-RJ (https://portal.fazenda.rj.gov.br/fale-conosco/) e selecione a opção desejada por assunto, onde encontrará manuais de orientação e o respectivo e-mail de atendimento a dúvidas.

Para outras dúvidas sobre Reativação, sugerimos consultar o item 4.5 do arquivo “Dúvidas Frequentes”.

Acesso ao sistema

Esclarecemos que o Sistema de Cadastro da SEFAZ-RJ (SINCAD) é acessado exclusivamente pelos servidores da SEFAZ-RJ.

Os contribuintes, por sua vez, possuem acesso somente ao Sistema SEC (Serviços Eletrônicos de Cadastro) por meio do link abaixo.

SEC – Serviços Eletrônicos de Cadastro