Institucional

Perfil do Secretário

Leonardo Lobo

Leonardo Lobo Pires é formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem Mestrado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Servidor de carreira da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), foi subsecretário das áreas de Tesouro, Política Fiscal e Finanças da Sefaz-RJ entre 2019 e 2021.

Antes de assumir o cargo de secretário de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro, Lobo trabalhou no Governo de Goiás, onde atuou como assessor especial da Secretaria de Economia e depois como presidente do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos daquele estado.

Localização e horário de atendimento

A SEFAZ-RJ está localizada na Av. Presidente Vargas, nº 670 – Centro – Rio de Janeiro / RJ.
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Currículos dos ocupantes dos principais cargos

Assessoria de Comunicação Social

Lucas Dourado de Souza
Jornalista, formado em 2016 pelo Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA). Trabalhou por seis anos na redação da Central Brasileira de Notícias de Goiânia (CBN Goiânia), do Grupo Jaime Câmara de Comunicação. Na emissora, ocupou os cargos de produtor, repórter e apresentador. Entre novembro de 2021 e abril de 2022, foi responsável pela Assessoria de Comunicação Social do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo), tendo acumulado nos dois últimos meses deste período a função de Chefe de Gabinete da autarquia estadual.

Chefia de Gabinete

Pedro Augusto do Valle Barbosa

Engenheiro formado pela UFPE, trabalha como Auditor da Receita há 32 anos. Possui Pós-Graduações em Auditoria Fiscal e Contábil pela ESAF/UFPB e Exploração, Refino de Petróleo e Comércio de Combustíveis pela UNICAMP/UFRJ. Essa é a sua segunda passagem pela Sefaz-RJ. Na Fazenda, exerceu a função de Assessor Especial do Secretário de janeiro de 2019 a maio de 2020. Atuou ainda, no Conselho Fiscal da CEDAE no mesmo período.

Subsecretaria Geral de Fazenda

Gustavo Tillmann
É servidor de carreira da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), onde foi Gerente e Coordenador de Gestão Fiscal. Tem vasta experiência no Serviço Público Federal tendo atuado como assessor na Casa Civil da Presidência da República, Diretor de Gestão de Fundos do então Ministério da Economia, além de Coordenador-Geral de Desenvolvimento de Infraestrutura e Diretor de Gestão de Ativos Imobiliários na Secretaria do Patrimônio da União.
Graduado em Engenharia Mecânica pela UnB, Gustavo é Doutor em Economia pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Estratégia Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Surrey, na Inglaterra.

Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação

Gabriel Mac-Dowell Blum
Auditor Fiscal de Receita Estadual desde 2010, bacharel em Ciência da Computação pela UFRJ, graduado em 2001, com pós-graduação pela PUC-RJ. Trabalhou por 12 anos no mercado de Tecnologia da Informação antes de ingressar no serviço público. Na Sefaz/RJ, já atuou em auditorias regionais e especializadas, além de ter sido instrutor da Escola Fazendária. Em 2013, foi Superintendente de Planejamento, Avaliação e Modernização. Em 2019, assumiu a função de Superintendente de Informações Gerenciais. Ocupa o cargo de Subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação desde junho de 2020.

Subsecretaria Adjunta de Planejamento e Governança de TIC

Lucas Antonio Goncalves Salvetti
Auditor Fiscal de Receita Estadual desde 2010, bacharel em Administração de Empresas pela UFMS, graduado em 2008. Trabalhou por 3 anos no Banco do Brasil na Gestão de Pessoas e atendimento ao público antes de ingressar no serviço público. Na Sefaz/RJ, atuou em todas as áreas dentro da fiscalização de trânsito de mercadorias, tendo passado por Postos Fiscais interestaduais, Estação Aduaneira de Controle de Mercadorias (Comércio Exterior) e por fim na equipe de fiscalização volante, com ênfase nas fiscalizações a fraudes estruturadas. Ocupa atualmente o cargo de Subsecretário Adjunto da Subsecretaria Adjunta de Planejamento e Governança da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação desde fevereiro de 2023.

Subsecretaria de Estado de Receita

Adilson Zegur
Bacharel em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, Especialista em Administração Tributária pela Escola Superior de Administração Tributária (ESAF) do Ministério da Fazenda e pós-graduado em Gestão Pública pela UFRJ e em Análise de Sistemas pela PUC-Rio. É Auditor Fiscal da Receita Estadual há 30 anos, tendo ocupado diversos cargos na Sefaz-RJ, como Subsecretário de Receita (de 2016 a 2019) e Superintendente de Arrecadação (de 2015 a 2016). Esteve à frente de diversos projetos de modernização fazendária, dentre os quais destacam-se: Aviso Amigável para autorregularização de contribuintes; Planejamento Estratégico da Receita Estadual; Barreira Fiscal + Segurança Pública; simplificação da legislação do ICMS; Sistema Fisco Fácil + Atendimento Digital ao Contribuinte + Certidão Negativa on-line.

Subsecretaria Adjunta de Receita Administrativa

Marcelo Garritano da Silva
Formado em Ciências Navais pela Escola Naval do Rio de Janeiro, em 1996. Auditor Fiscal da Receita Estadual da Sefaz-RJ desde 2012, já exerceu o mesmo cargo na Secretaria da Fazenda do Espírito Santo, entre 2005 e 2012. Também foi Oficial da Marinha do Brasil, trabalhando na instituição por 15 anos.

Subsecretaria Adjunta de Receita Executiva

João Carlos da Costa Junior
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Auditor Fiscal da Receita Estadual desde 2009, já atuou em diversos postos da Barreira Fiscal, na Subsecretaria Adjunta de Fiscalização e nas Superintendências de Arrecadação e de Cadastro e Informações Fiscais, e foi Coordenador de Benefícios Fiscais. Também trabalhou na Força Aérea Brasileira entre 1992 e 2009.

Subsecretaria de Política Tributária e Relações Institucionais

Thompson Lemos da Silva Neto
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense, é Auditor Fiscal da Receita Estadual desde 1990. Desde então, já desempenhou diversas funções de gestão e assessoria na Sefaz-RJ, como Subsecretário de Receita, Superintendente de Fiscalização, Assessor do Gabinete, Auditor Tributário na Junta de Revisão Fiscal e Superintendente de Planejamento, Avaliação e Modernização.

Subsecretaria de Contabilidade Geral do Estado

Yasmim da Costa Monteiro
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pós-Graduada em Auditoria e Gestão Tributária. É concursada desde 2014 no cargo de contadora do Instituto Estadual do Meio ambiente RJ. Atua há 13 anos em Contabilidade. Sua experiência profissional inclui os cargos de: Contadora Geral no Município de Niterói, Professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nas disciplinas: Auditoria Governamental, Orçamento Público, Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, Relatórios Financeiros Aplicados ao Terceiro Setor; Professora da Graduação e Pós na Mackenzie Rio e Professora/Palestrante credenciada junto ao Conselho Regional de Contabilidade – CRC/RJ.

Subsecretaria Adjunta de Contabilidade Geral

Bruno Campos
Auditor do Estado. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Gama Filho, tem Mestrado em Ciências Contábeis pela Uerj e MBA com ênfase em International Financial Reports Standars – IFRS. Antes de assumir a Subsecretaria Adjunta de Contabilidade Geral, atuou em diversos órgãos e entidades do Estado do Rio de Janeiro, entre eles, Coordenador de Produção de Normas e Estudos Contábeis na Secretaria de Estado de Fazenda, Gerente de Controladoria no Rioprevidência e Diretor Geral de Administração e Finanças na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Também trabalhou no Gabinete de Segurança institucional do Governo do Estado.

Subsecretaria do Tesouro do Estado do Rio de Janeiro

Bruno Schettini
Formado em Administração, pela Universidade Federal do Paraná, e em Engenharia Eletrônica, pela Escola Naval, é mestre em políticas públicas pela Universidade de Oxford. Trabalhou como conselheiro de administração de empresas públicas nas áreas de logística, infraestrutura e de desenvolvimento econômico. Nos últimos quatro anos, foi Secretário de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro, Secretário do Patrimônio da União substituto e Diretor de Articulação Institucional no Ministério da Economia.

Subsecretaria Adjunta de Finanças

Daniela de Melo Faria
Formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas. Com 15 anos de experiência na área de Orçamento e Finanças Públicas, já trabalhou na Câmara Municipal do Rio como assessora de orçamento e no Conselho Regional de Economia (CORECON) como consultora, até ingressar na carreira de Especialista de Finanças Públicas da SEFAZ em 2012. Já ocupou os cargos de coordenadora e superintendente de Programação Financeira e, posteriormente, assumiu como subsecretária de Política Fiscal. Também foi conselheira representante do estado no Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal.

Subsecretaria Adjunta de Política Fiscal

Liliane Figueiredo da Silva
Pós-graduada em Auditoria Fiscal e Tributária e com cursos de extensão em Planejamento e Orçamento Público e Administração Pública e Fiscal, este último pela Universidade de Harvard. É servidora da carreira de Especialista em Finanças Públicas desde 2013. Já ocupou diversos cargos na Sefaz-RJ, como Coordenadora de Projeções de Receita e Acompanhamento de Metas Fiscais; Superintendente de Relações Federativas, Transparência Fiscal e Projeção de Receitas e, mais recentemente, Presidente da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento Econômico-Financeiro do Regime de Recuperação Fiscal (COMISARRF).

Subsecretaria de Assuntos Jurídicos

Vanessa Huckleberry Portella Siqueira
Pós-Graduada em Direito Empresarial pelo Ibmec, Mestre em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho e Doutora em Finanças Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é Procuradora do Estado do Rio de Janeiro e Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professora da Pós-Graduação em Advocacia Pública e em Finanças Públicas da UERJ, Professora da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Professora da Pós-Graduação em Direito Tributário da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Professora da Residência Jurídica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) e Professora da Pós-Graduação em Advocacia Pública da ESAP (PGE-RJ). Atua principalmente nas áreas de tributação, orçamento público, política econômica, planejamento fiscal e responsabilidade fiscal.

Subsecretaria de Controle Interno

Francisco Pereira Iglesias
Auditor do Estado da Controladoria Geral do Estado do Governo do Estado do Rio de Janeiro, formado em Ciências Contábeis pela Faculdade São Paulo Apóstolo, com Pós-Graduação Lato-Sendo em Gestão Pública com Ênfase em Finanças e Controle Interno pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Assessor Chefe de Controle Interno e Riscos Operacionais da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro S.A. – AGERIO de 2006 até 2009; Superintendente de Normas Técnicas da Subsecretaria de Contabilidade Geral do Estado de 2009 até 2011; Subsecretário de Contabilidade Geral do Estado do Rio de Janeiro de 2011 até 2018; Assessor Especial do Secretário de Estado de Fazenda e Planejamento em 2018; Assessor Especial da Subsecretaria de Controle Interno da Secretaria de Estado de Fazenda de 2019 até 2021; atuou na área de Integridade Pública da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro – CGE-RJ em 2021; foi Assessor Chefe da Auditoria Interna da Secretaria de Estado de Saúde de 2021 até 2022; e Assessor Especial de Controle Interno da Secretaria de Estado de Fazenda de 2022 até 2023. Atualmente, é Subsecretário de Controle Interno da Secretaria de Estado de Fazenda.

Subsecretaria de Administração

Sérgio Henrique Jonas Fogaça

Formado em Direito pela PUC de Goiás, é especialista em Direito Administrativo e Docência do Ensino Superior. Possui experiência de mais de 13 anos no Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), onde atuou como assessor da PGE/GO dentro da entidade, assessor da Presidência e gerente de Apoio Logístico e de Suprimentos do Instituto. Chegou à Sefaz-RJ em 2023, iniciando suas atividades como diretor geral de Administração e Finanças.

Corregedoria Tributária de Controle Externo

Flavio Müller Pupo
Com formação em Direito, Filosofia e História, Flavio Müller Pupo é Procurador do Estado, advogado, Mestre em Direito e Professor do Departamento de Direito da PUC-Rio.

Conselho de Contribuintes

Marcos dos Santos Ferreira
Bacharel em Ciências Econômicas e Direito, Mestre em Direito Tributário. Atuou como Economista do BANERJ entre 1986 e 1990, ingressando na carreira de Auditor Fiscal da Receita Estadual em 1990. Possui mais de 24 anos de experiência em contencioso administrativo-tributário, sendo Auditor Tributário da Junta de Revisão Fiscal de 1998 a 2009. No Conselho de Contribuintes, exerceu as funções de Conselheiro Suplente, Efetivo e Presidente da Quarta Câmara. Atualmente é Presidente do Conselho de Contribuintes.