Subsecretaria do Tesouro apresenta nova Política de Investimento em audiência pública
Reunião detalhou a medida para representantes de instituições financeiras e da sociedade civil
A Subsecretaria do Tesouro (Subtes) apresentou, nesta quinta-feira (12/12), a Política de Investimento do Estado do Rio de Janeiro para 37 representantes de instituições do mercado financeiro e da sociedade civil. Realizada no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, a audiência pública serviu para discutir o plano para aplicar os recursos financeiros disponíveis no caixa estadual.
A medida foi apresentada pelo subsecretário do Tesouro Bruno Schettini, a subsecretária Adjunta de Finanças Daniela Faria, o superintendente de Gestão de Caixa Estadual Pedro Bastos e o coordenador de Planejamento de Investimentos Alisson Batista.
A reunião antecede a estruturação de um edital de chamamento público pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), que deve ser finalizado no primeiro trimestre de 2025. O certame será utilizado para credenciar instituições financeiras do Segmento 1 (S1) – que reúne as principais empresas desse mercado – interessadas na realização de serviços ou no fornecimento de produtos.
“O objetivo dessa audiência foi não só dar publicidade para a Política de Investimento, mas também colher subsídios e sugestões sobre qual é a melhor forma de implementá-la. A participação do mercado financeiro e da população traz melhorias para a entrega do nosso serviço”, afirmou o subsecretário do Tesouro Bruno Schettini.
A iniciativa, prevista no Decreto nº 49.287/2024, de 10 de setembro, faz parte de um conjunto de ações voltadas para a eficiência operacional e a melhoria da gestão financeira do Estado. Ao fim do evento, os participantes também puderam tirar dúvidas e apresentar sugestões a respeito do plano de investimentos.
“Eu fiquei muito impressionado com a eficiência da audiência. Nós tivemos uma prova concreta da busca pelo interesse público com a realização de uma discussão técnica que busca o melhor para o Estado e para os cidadãos”, disse o gerente de investimentos do Itaú Unibanco Márcio Cantos.