Servidores da Sefaz chegam na reta final do Mestrado Profissional em Administração Pública da FGV
Último módulo tem finalização prevista para dia 24 de maio

Os 30 servidores da turma da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) chegaram na reta final dos ciclos de disciplina do Mestrado Profissional em Administração Pública, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ebape). O último módulo do curso está previsto para ser finalizado no dia 24 de maio.
O curso, iniciado em março de 2023, é composto por 12 ciclos concentrados de uma semana, em dois turnos (manhã/tarde), totalizando 12 encontros de trinta horas/aula na semana, intercalados por, aproximadamente, seis semanas. Custeado totalmente pela pasta, a capacitação possui um cronograma alinhado para que os funcionários possam conciliar atividades profissionais e acadêmicas.
Durante o período de disciplinas, seis alunos conseguiram publicar na Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa da FGV os artigos científicos intitulados “Esse cara sou eu (?)” e “Operação Fiscal Queijo Suíço”. O primeiro teve a autoria dos servidores Cláudia Tavares, Leonardo Pereira e Vanessa Monteiro. Já o segundo foi escrito por Adaílton Moreno, Breno de Carvalho e Vinícius Zimmermann.
Além disso, mais cinco alunos da turma da Sefaz-RJ foram selecionados para representar a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas na competição global “The NASPAA Student Simulation Competition” de 2024. A disputa, que aconteceu no dia 2 de março, promoveu a integração com estudantes de escolas internacionais e desafiou os servidores a entregar políticas eficazes e equitativas, analisando as necessidades de cada população, interpretando dados, praticando tomadas de decisões inclusivas e entre outros aspectos.
A Analista de Fazenda Claudia Tavares, que foi uma das selecionadas, relatou a participação na competição: “Foi bem interessante, pois trocamos não só com quem já estamos acostumados a trabalhar, mas com pessoas com experiências e linhas de pesquisa diferentes. O time vencedor tem dois alunos do nosso mestrado. Então, é muito gratificante ver que a turma já está gerando esses produtos”.
O cronograma do curso também conta a seleção de dez alunos para participarem de um módulo internacional no final do semestre. O último passo da qualificação será a apresentação das dissertações, que vão poder ser defendidas até o mês de dezembro pelos alunos, para que eles possam obter o título de Mestre.
Rossana Albuquerque, que é aluna do mestrado e colega de cargo de Cláudia, contou o que espera dessa entrega: “É um momento de expectativa, da indicação do orientador e de conseguirmos mergulhar no trabalho e unir a teoria com a prática, para podermos juntar tudo isso e apresentar um trabalho que seja útil e utilizado dentro da Sefaz”.



