Semana Fazendária Rio 2024 discute desenvolvimento dos servidores da área

Terceiro dia teve abertura de dois novos grupos: ENCAT e GDFAZ

De gestão financeira ao desenvolvimento de quem trabalha nas secretarias de Fazenda, o terceiro dia da Semana Fazendária Rio 2024 foi repleto de temas relevantes para a Administração Pública. Nesta quarta-feira (25/09), dois grupos encerraram as suas atividades: Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) e Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (GEFIN). Em compensação, foram iniciados os debates do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT) e do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ).

O último dia do GEFIN contou com duas apresentações de áreas técnicas da Sefaz-RJ. Em uma delas, a Subsecretaria de Contabilidade Geral (SUBCONT) falou sobre a aplicação de tecnologias para otimização dos dados contábeis. A subsecretária de Contabilidade Geral Yasmim Monteiro e o Auditor do Estado Marcelo Jandussi abordaram o uso de recursos avançados para aumentar a qualidade e a integridade dos dados contábeis, enfatizando a adoção do sistema Python. Já pela Subsecretaria do Tesouro, o titular da área, Bruno Schettini, e sua equipe, mostraram um conjunto de medidas adotadas pelo Tesouro do Estado do Rio de Janeiro para melhorar o seu fluxo de caixa. As ações de reduções de despesa e de passivos e obtenção de novos recursos geraram efeitos financeiros positivos que aliviaram as pressões imediata sobre as contas públicas fluminenses.

A Subsecretaria de Controle Interno (SUBCINT) da Sefaz-RJ abordou na plenária da COGEF a experiência da implantação da Gestão de Riscos na pasta. O subsecretário Francisco Iglesias, a Auditora Interna Chefe Inah Barretto e a Auditora Fiscal Gabriela Menegassi apresentaram a evolução da medida desde o início do projeto, em 2019, até a sua estabilização.

O secretário de Estado de Fazenda Leonardo Lobo participou da abertura dos trabalhos do GDFAZ. Foi realizada uma palestra sobre o uso de estratégias e ferramentas de comunicação para aumentar o engajamento dos servidores em ações de qualificação e Recursos Humanos, com a diretora da Escola Fazendária Luciana Mazloum, o assessor-chefe de Comunicação Social Lucas Dourado e a superintendente de RH Kátia Rebelo. Thompson Lemos, subsecretário de Política Tributária e Relações Institucionais, fechou o primeiro dia abordando o futuro das carreiras fazendárias estaduais com a Reforma Tributária, apontando desafios, riscos, oportunidades e tendências como o aumento das colaborações com órgãos de Fazenda dos municípios e com a Receita Federal.

Nesta quinta-feira, além do prosseguimento das reuniões do GDFAZ e do ENCAT, a Semana Fazendária Rio 2024 terá a estreia do GT66, que discute temas ligados à Educação Fiscal.