Semana Fazendária conclui primeira fase após receber debates de cinco grupos temáticos

Mais de 300 representantes dos estados participaram do encerramento dos grupos ENCAT, GDFAZ e GT66

A Semana Fazendária teve sua primeira fase concluída, nesta sexta-feira (27/09), após receber cinco Grupos de Trabalho temáticos para debater temas voltados para a gestão fazendária. O último encontro da primeira etapa do evento foi marcado pelo encerramento das discussões do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (ENCAT), Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ) e do GT66, que trata do tema Educação Fiscal. Os três grupos contabilizaram mais de 300 participantes.

No segundo dia de plenária do ENCAT, os técnicos discutiram iniciativas tecnológicas para aprimoramento da administração fazendária com a Reforma Tributária. O subsecretário de Receita da Sefaz-RJ Adilson Zegur foi um dos presentes que compuseram a mesa. Já os integrantes do GDFAZ discutiram os impactos do novo regime na gestão de pessoas e interlocutora com estados e municípios, além de discutir o papel da Educação Fiscal no contexto do tema. Enquanto no GT66 foi apresentado o Projeto Nacional do grupo para que as comissões pudessem aprimorar o projeto com sugestões. Também ficou reservado um momento para os integrantes compartilharem projetos inovadores implementados em seus respectivos estados.

O coordenador-geral do ENCAT Luiz Dias destacou a importância do evento para o fortalecimento dos debates tributários. “Essa integração GTs é de extrema relevância, sobretudo nesse momento da transformação da reforma que nós estamos passando. Queria agradecer aqui a todos aqui da Sefaz do Rio de Janeiro por esse excelente evento”, disse ele.

Blenda Couto, coordenadora-geral do GDFAZ, acrescentou: “Para nós esse espaço é muito importante, pois trabalhamos com o desenvolvimento do servidor fazendário, e essa área perpassa esses papéis e essa integração entre os grupos temáticos. Todos os eles que passaram por aqui desempenham um papel essencial para o desenvolvimento das secretarias de estaduais de Fazenda”.

Já a Auditora Fiscal Eliane Dias, que foi uma das representantes do coordenador do GT66, destacou o potencial educativo do evento. “Eu brinco que eu estou matriculada na Semana Fazendária. Eu participei de dois GTs antes de entrar no grupo de Educação Fiscal, então foi muito interessante tanto ouvir as discussões, como levar um pouco do que a tema tem feito pelos grupos. Estou grata pela oportunidade de tanto crescimento e aprendizado”, afirmou ela.

Iniciado na última segunda feira (23/09), o evento também recebeu durante a primeira semana as reuniões do (GEFIN) e da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF). A partir da próxima terça-feira, a Semana Fazendária passará a receber as plenárias da Comissão Técnica Permanente (COTEPE), da Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (COMSEFAZ) e do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).