Sefaz-RJ realiza reunião sobre encerramento do exercício de 2024
Subsecretarias de Contabilidade e do Tesouro orientaram órgãos estaduais
A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) realizou, nesta quarta-feira (23/10), a reunião sobre o encerramento do exercício de 2024. Representantes das áreas de contabilidade, orçamento, finanças e ordenadores de despesa dos órgãos estaduais receberam orientações das subsecretarias de Contabilidade e do Tesouro sobre os procedimentos e prazos para o encerramento do exercício financeiro e a organização da prestação de contas.
Representando o secretário de Estado de Fazenda Leonardo Lobo, o subsecretário-geral Gustavo Tillmann participou da abertura junto às subsecretárias de Contabilidade Yasmim Monteiro e adjunta de Finanças Daniela Faria. Ele ressaltou a capacidade do encontro para aprimorar a condução de políticas públicas estaduais: “É interessante ver a adesão dos servidores ao evento, que está se tornando uma tradição e faz parte de uma política de capacitação e troca de experiências entre nossas áreas. É um compromisso do governo fazer com que as pastas se alinhem para sermos cada vez mais eficientes”.
Em seguida, o subsecretário adjunto de Contabilidade Geral Bruno Campos apresentou a atuação da área na organização da prestação de contas nos procedimentos de encerramento de exercício. “A reunião dá a possibilidade de trocas técnicas e aprendizados entre servidores. Isso é muito importante porque, embora a subsecretaria faça a entrega da prestação de contas, ela depende da comunicação entre os demais órgãos”, disse.
A base legal para as discussões na reunião é o Decreto nº 49.341, publicado em Diário Oficial, que trata da organização da prestação de contas e do encerramento do exercício financeiro de 2024. O desmembramento em duas normas infra legais é uma inovação para este ano que vai proporcionar um trabalho mais eficiente de toda administração pública. Durante a reunião, os gestores puderam tirar dúvidas sobre os procedimentos necessários, com o objetivo de garantir o cumprimento das regras e a transparência no uso dos recursos.
“A Sefaz, como órgão central do estado, tem o papel de trazer inovações para facilitar o dia a dia de quem está na ponta. É uma alegria trazer servidores tão valiosos para este ambiente, que visa trazer uma visão mais inovadora e facilitar as entregas”, destacou a subsecretária adjunta de Finanças Daniela Faria.