Sefaz realiza evento para discutir papel das mulheres dentro do órgão
Primeira edição do Diálogos Sefaz teve como convidadas servidoras em cargos de liderança

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, a Secretaria de Fazenda (Sefaz-RJ) realizou, nesta quinta-feira (07/05), a primeira edição do Diálogos Sefaz. Mediado pela diretora da Escola Fazendária, Luciana Mazloum, o encontro teve como convidadas Ana Maria Torres D’Almeida, Kátia Rebelo e Vanessa Siqueira, servidoras em cargos de liderança que compartilharam experiências e detalhes de suas trajetórias, além de debaterem o papel que exercem dentro da instituição. O evento teve participação de cerca de 150 pessoas.
Kátia ingressou na Sefaz ainda como jovem aprendiz e, atualmente, atua como superintendente de Recursos Humanos. Em um momento emocionante, ela contou um pouco sobre o desafio de conciliar a carreira com a maternidade durante os quase 30 anos de serviços à secretaria: “Eu tenho uma outra rotina fora do trabalho. Preciso dividir minha vida entre estar 100% pronta para as atividades da Sefaz e, na mesma proporção, me dedicar aos cuidados dos meus filhos. Não é fácil cumprir a missão de ser mulher.”
Na mesma linha, Ana, que é servidora desde 2013, também contou seu relato: “Minhas filhas precisaram contar com minha ausência”, disse. “É uma trajetória tensa, porque nós temos que nos dedicar ao trabalho, nos destacar para alcançar posições importantes e guiar os filhos”, concluiu a superintendente de Infraestrutura da Subsecretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação.
Já a Procuradora do Estado do Rio de Janeiro e subsecretária de Assuntos Jurídicos Vanessa Siqueira ressaltou a importância de quebrar estereótipos geralmente associados às mulheres, como o da fragilidade.
“Eu sou antifrágil, o contrário de frágil. A antifragilidade não tem a ver apenas com robustez ou com a ideia de resiliência, porque quem detém a qualidade da fortaleza resiste a impactos e permanece igual, mas o antifrágil, fica ainda melhor”, afirmou.
Representando o Secretário de Fazenda Leonardo Lobo, o subsecretário geral Gustavo Tillmann realizou a abertura e elogiou o formato: “É uma primeira iniciativa que estamos fazendo pensando em trazer reflexões internas e melhorar a qualidade de vida dentro da Sefaz, aproximando cada vez mais os servidores da gestão.”
Com o Diálogos Sefaz, o objetivo é criar um espaço aberto para discutir temáticas pertinentes aos servidores da instituição. Pensando em edições futuras, a Secretaria de Fazenda faz um levantamento para reunir sugestões de temas a serem discutidos.







