Secretário de Fazenda participa de Fórum Empresarial do Lide

Leonardo Lobo integrou painel sobre economia do Brasil e investimentos

 

O secretário de Estado de Fazenda Leonardo Lobo participou, nesta sexta-feira (16/08), do 23º Fórum Empresarial do Lide. Ele integrou um painel sobre economia brasileira e atratividade para investimentos, no qual também marcou presença Nicola Miccione, secretário da Casa Civil. Na abertura do evento, realizado em um hotel na Zona Sul do Rio, o governador Cláudio Castro enfatizou que o estado, por meio do diálogo entre os setores público e privado, criou um ambiente propício para a criação de novos negócios e empresas.

Em sua apresentação, Lobo ressaltou os critérios que vão passar a nortear as decisões estratégicas dos empresários com a Reforma Tributária. “Com a tributação no destino e a creditação ampla, nós, estados, não estamos mais disputando as empresas dando incentivos fiscais. Logística, custo de energia e pessoal passam a ser determinantes”, afirmou.

Essa mudança trará, na avaliação do secretário, benefícios para a economia fluminense: “O Rio de Janeiro tem o melhor hub logístico do país, com três portos de grande porte e um grande aeroporto, além de rodovias e ferrovias que se conectam com todo o país. Também somos um grande produtor de energia com potencial para ampliar esta oferta e temos pessoal qualificado e centros de formação e pesquisa, além de sermos o segundo maior mercado consumidor do Brasil”.

As medidas que o Rio vem adotando na área tributária para garantir segurança jurídica a quem investe no estado também foram destacadas por Leonardo Lobo. “Revisitamos os nossos benefícios fiscais e estamos fazendo o mesmo com a nossa Lei Geral de Incentivos. Queremos ser o estado que vai atrair os investimentos do futuro”, assegurou o secretário.