Começa a Semana Fazendária Rio 2024
Evento, que ocorre até 3 de outubro, foi aberto por reuniões de GEFIN e COGEF TI

A segunda edição da Semana Fazendária começou. Até quinta-feira (03/10), mais de 700 pessoas, entre secretários de Fazenda e representantes da área de todos os estados, vão se reunir no Rio de Janeiro para ampliar as discussões técnicas da administração tributária, financeira e contábil das unidades federativas, em conjunto com órgãos do Governo Federal. O subsecretário geral da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), Gustavo Tillmann, participou da abertura da iniciativa, destacando a importância do evento para a troca de experiências e soluções entre os estados.
“Essa semana de discussões, soluções e cooperações vai ser muito valiosa não só para nós, representantes dos estados, mas para a população. Desejo que todos tenham excelentes trabalhos e que este seja um espaço profícuo para trocarmos experiências e soluções”, afirmou Gustavo Tillmann.
Pela manhã, as atividades do evento foram abertas pelas reuniões da COGEF TI, encontro da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) com foco em soluções na área de Tecnologia da Informação e Transformação Digital, e do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (GEFIN), que realizou as reuniões de sete grupos de trabalho (GTs): Contabilidade, Tesouraria, Dívida Pública, Reforma Tributária, Sustentabilidade Fiscal, Previdência e Regularidade Fiscal.
Durante a COGEF TI, o subsecretário de Tecnologia de Informação e Comunicação da Sefaz-RJ, Gabriel Blum, destacou a estrutura e os procedimentos da área no estado, composta por uma subsecretaria adjunta, uma assessoria e seis superintendências. Blum também participou, na parte da tarde e ao lado de representantes de Sergipe, Mato Grosso e Pernambuco, de um painel que discutiu a implementação do Cadastro Compartilhado (b-Cadastros), sistema da Receita Federal que permite o compartilhamento de dados cadastrais com estados, municípios e órgãos públicos.
Já no GT de Contabilidade, a Subsecretária de Contabilidade Geral (Subcont) do Estado do Rio de Janeiro realizou duas apresentações. Yasmim Monteiro abordou aspectos da Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBC TSP) 29 enquanto o superintendente de Normas Técnicas Carlos Soares demonstrou os impactos da Reforma Tributária no registro contábil da receita de ICMS e na contabilidade pública dos estados brasileiros.
Na terça-feira, a programação do evento continua com as plenárias das reuniões ordinárias do GEFIN e da COGEF, que ocorrem até quarta-feira (25/09).