Perfil do Secretário

Juliano Pasqual
Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), Juliano Pasqual já exerceu diversas funções no serviço público, atuando especialmente nas áreas de administração orçamentária e financeira. Sua formação acadêmica inclui ainda um Curso Executivo de Gestão de PPPs e de Concessões na London School of Economics and Political Science.
Entre outros cargos, foi subsecretário de Economia do Distrito Federal, diretor de Administração e Finanças do Incra e diretor-geral da Fundação Paulistana do município de São Paulo. Trabalhou ainda junto ao Poder Legislativo, tendo exercido, durante oito anos, atividades na Câmara dos Deputados.
Perfil do Chefe de Gabinete
Wagner Tadeu Matiota
Formado em Direito, tem qualificações em áreas como gestão de Recursos Humanos e formação de Auditores de Sistemas de Qualidade ISO. Coronel da Polícia Militar de São Paulo, trabalhou em diversas áreas na Corporação, incluindo processamento e auditoria de folha de pagamento. Também atuou como Superintendente do Ibama no Distrito Federal.
Perfil dos Subsecretários
Subsecretaria Geral de Fazenda
Subsecretária de Administração
Katia Rebelo
Subsecretária de Assuntos Jurídicos
Vanessa Huckleberry Portella Siqueira
Pós-Graduada em Direito Empresarial pelo Ibmec, Mestre em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho e Doutora em Finanças Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é Procuradora do Estado do Rio de Janeiro e Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professora da Pós-Graduação em Advocacia Pública e em Finanças Públicas da UERJ, Professora da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Professora da Pós-Graduação em Direito Tributário da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Professora da Residência Jurídica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) e Professora da Pós-Graduação em Advocacia Pública da ESAP (PGE-RJ). Atua principalmente nas áreas de tributação, orçamento público, política econômica, planejamento fiscal e responsabilidade fiscal.
Subsecretária de Contabilidade Geral
Yasmim da Costa Monteiro
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pós-Graduada em Auditoria e Gestão Tributária. É concursada desde 2014 no cargo de contadora do Instituto Estadual do Meio ambiente RJ. Atua há 13 anos em Contabilidade. Sua experiência profissional inclui os cargos de: Contadora Geral no Município de Niterói, Professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nas disciplinas: Auditoria Governamental, Orçamento Público, Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, Relatórios Financeiros Aplicados ao Terceiro Setor; Professora da Graduação e Pós na Mackenzie Rio e Professora/Palestrante credenciada junto ao Conselho Regional de Contabilidade – CRC/RJ.
Subsecretário Adjunto de Contabilidade Geral
Bruno Campos
Auditor do Estado. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Gama Filho, tem Mestrado em Ciências Contábeis pela Uerj e MBA com ênfase em International Financial Reports Standars – IFRS. Antes de assumir a Subsecretaria Adjunta de Contabilidade Geral, atuou em diversos órgãos e entidades do Estado do Rio de Janeiro, entre eles, Coordenador de Produção de Normas e Estudos Contábeis na Secretaria de Estado de Fazenda, Gerente de Controladoria no Rioprevidência e Diretor Geral de Administração e Finanças na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Também trabalhou no Gabinete de Segurança institucional do Governo do Estado.
Subsecretário de Controle Interno
Francisco Pereira Iglesias
Auditor do Estado da Controladoria Geral do Estado do Governo do Estado do Rio de Janeiro, formado em Ciências Contábeis pela Faculdade São Paulo Apóstolo, com Pós-Graduação Lato-Sendo em Gestão Pública com Ênfase em Finanças e Controle Interno pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Assessor Chefe de Controle Interno e Riscos Operacionais da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro S.A. – AGERIO de 2006 até 2009; Superintendente de Normas Técnicas da Subsecretaria de Contabilidade Geral do Estado de 2009 até 2011; Subsecretário de Contabilidade Geral do Estado do Rio de Janeiro de 2011 até 2018; Assessor Especial do Secretário de Estado de Fazenda e Planejamento em 2018; Assessor Especial da Subsecretaria de Controle Interno da Secretaria de Estado de Fazenda de 2019 até 2021; atuou na área de Integridade Pública da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro – CGE-RJ em 2021; foi Assessor Chefe da Auditoria Interna da Secretaria de Estado de Saúde de 2021 até 2022; e Assessor Especial de Controle Interno da Secretaria de Estado de Fazenda de 2022 até 2023. Atualmente, é Subsecretário de Controle Interno da Secretaria de Estado de Fazenda.
Subsecretário de Receita
Adilson Zegur
Bacharel em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, Especialista em Administração Tributária pela Escola Superior de Administração Tributária (ESAF) do Ministério da Fazenda e pós-graduado em Gestão Pública pela UFRJ e em Análise de Sistemas pela PUC-Rio. É Auditor Fiscal da Receita Estadual há 30 anos, tendo ocupado diversos cargos na Sefaz-RJ, como Subsecretário de Receita (de 2016 a 2019) e Superintendente de Arrecadação (de 2015 a 2016). Esteve à frente de diversos projetos de modernização fazendária, dentre os quais destacam-se: Aviso Amigável para autorregularização de contribuintes; Planejamento Estratégico da Receita Estadual; Barreira Fiscal + Segurança Pública; simplificação da legislação do ICMS; Sistema Fisco Fácil + Atendimento Digital ao Contribuinte + Certidão Negativa on-line.
Subsecretário Adjunto de Receita Administrativo
Marcelo Garritano da Silva
Formado em Ciências Navais pela Escola Naval do Rio de Janeiro, em 1996. Auditor Fiscal da Receita Estadual da Sefaz-RJ desde 2012, já exerceu o mesmo cargo na Secretaria da Fazenda do Espírito Santo, entre 2005 e 2012. Também foi Oficial da Marinha do Brasil, trabalhando na instituição por 15 anos.
Subsecretário Adjunto de Receita Executivo
João Carlos da Costa Junior
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Auditor Fiscal da Receita Estadual desde 2009, já atuou em diversos postos da Barreira Fiscal, na Subsecretaria Adjunta de Fiscalização e nas Superintendências de Arrecadação e de Cadastro e Informações Fiscais, e foi Coordenador de Benefícios Fiscais. Também trabalhou na Força Aérea Brasileira entre 1992 e 2009.
Subsecretário de Política Tributária e Relações Institucionais
Thompson Lemos da Silva Neto
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense, é Auditor Fiscal da Receita Estadual desde 1990. Desde então, já desempenhou diversas funções de gestão e assessoria na Sefaz-RJ, como Subsecretário de Receita, Superintendente de Fiscalização, Assessor do Gabinete, Auditor Tributário na Junta de Revisão Fiscal e Superintendente de Planejamento, Avaliação e Modernização.
Subsecretária de Tecnologia da Informação e Comunicação
Célia Regina Rodrigues Drumond Flores
Formada em Direito e servidora de carreira da Polícia Civil, participou de diversos projetos em áreas como implementação de base de dados e de sistemas de gestão e pagamentos e desenvolvimento de aplicativos. Atuou no Proderj como gestora de Integridade, coordenadora de Inteligência e corregedora. É pós-graduanda em Inteligência Artificial e Tecnologia na Gestão Pública.
Subsecretário Adjunto de Planejamento e Governança
Ramon Jesus Pinto De Sousa
Graduado em Desenvolvimento de Sistemas para Internet pela Universidade Castelo Branco (UCB-RJ) e pós-graduado em Gestão Pública pela Escola de Gestão e Políticas Públicas (EGPP-RJ), tem mais de 13 anos de experiência em Tecnologia da Informação e Transformação Digital no setor público, com atuação técnica e estratégica em órgãos do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Foi diretor de Transformação Digital no Proderj, onde liderou a diretoria técnica responsável pelo Programa RJ Digital. Também contribuiu para a modernização da administração pública, atuando em diversas frentes da área de TIC nas secretarias de Estado da Casa Civil e de Planejamento e Gestão.
Subsecretário do Tesouro
Subsecretário Adjunto de Finanças
Thiago Garçon Martinho
Formado em Ciências Contábeis, Graduando em Direito e com MBA em Gestão Pública. Tem experiência nas áreas de Administração, Finanças Públicas, Contratações, Licitações, Políticas Públicas e Planejamento Governamental. É servidor efetivo do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro e já exerceu diversas funções de Direção e Assessoramento Superior nas secretarias de Estado de Saúde, de Casa Civil e de Planejamento. Nesta última, ocupou cargos como os de diretor-geral de Administração e Finanças, subsecretário Adjunto de Logística e subsecretário de Administração e de Concessões e Parcerias. Na Sefaz-RJ, também já atuou como assessor do subsecretário do Tesouro e como superintendente de Gestão de Obrigações.
Subsecretária Adjunta de Política Fiscal
Liliane Figueiredo
Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas, com MBA em Auditoria Fiscal e Tributária, formada em Ciências Contábeis e com cursos de extensão em Planejamento e Orçamento Público e Administração Pública e Fiscal. É servidora da carreira de Especialista em Finanças Públicas desde 2013. Já ocupou diversos cargos na Sefaz-RJ, como Coordenadora de Projeções de Receita e Acompanhamento de Metas Fiscais; Superintendente de Relações Federativas, Transparência Fiscal e Projeção de Receitas e, mais recentemente, Presidente da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento Econômico-Financeiro do Regime de Recuperação Fiscal (COMISARRF).
Corregedor-Chefe da Corregedoria Tributária de Controle Externo
Flavio Müller Pupo
Graduado em Direito, Filosofia e História e Mestre em Direito pela PUC-Rio, é Procurador do Estado e já foi Subprocurador Geral do Estado. Já chefiou diversas assessorias do Governo do Estado, como das secretarias de Estado da Casa Civil, de Planejamento e Gestão, de Educação e de Ciência e Tecnologia. É professor do Departamento de Direito da PUC-Rio.
Presidente do Conselho de Contribuintes
Alvaro Marques Neto
Graduado em Engenharia Elétrica e em Direito pela PUC-Rio, pós-graduado em Direito Tributário pela PUC-MG e pós-graduando em Direito Constitucional pela Faculdade Focus. Na Junta de Revisão Fiscal, foi vice-presidente entre 2014 e 2016 e presidente de 2017 a 2019. Faz parte do Conselho de Contribuintes desde 2019 e preside o colegiado desde junho de 2024. Integra ainda o grupo de trabalho sobre Reforma Tributária pelo Estado do Rio de Janeiro.