Servidores fazendários participam de evento comemorativo de 5 anos da LAI

Foi realizado um evento comemorativo aos cinco anos de vigência da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) promovido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Regional da União no Estado do Rio de Janeiro (CGU Regional-RJ) e a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE). O objetivo do evento visou a apresentação de um balanço da lei implementada, além de suas consequências de transformação durante esse período.

O encontro foi aberto pelo Vice-Diretor da FGV EBAPE, Alvaro Cyrino e foi mediado por Fernando Guilherme Tenório, Professor FGV EBAPE. Houve três mesas de debates abordando a LAI. Gilberto Waller Júnior, Ouvidor Geral da União, analisou a ouvidoria como instrumento e a participação social junto da norma. Fabio Valgas, Superintendente da CGU Regional-RJ, abordou o balanço dos cinco anos da LAI no governo federal. Por fim, o Professor Robert Gregory Michener, FGV EBAPE, apresentou a transparência e a opacidade no Brasil dialogando também com a Lei de Acesso à Informação.

O encontro contou com a presença dos servidores fazendários: Joana Pimentel da Subsecretaria de Políticas Fiscais; Robson Oliveira, Myrla Raianne, Eliane Magalhães e Izabel Pimenta da Auditoria Geral do Estado; Joana Alves, Diretora de Educação Fiscal e Cecília Goia, Diretora da Escola Fazendária e Coordenadora-geral do Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro.

Evento comemorativo aos cinco anos de vigência da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011)