Sefaz recebe alunos do Colégio Estadual Julia Kubitschek no Projeto SEFAZ de Portas Abertas

A Secretaria de Estado de Fazenda recebeu no último dia 6 de outubro, em mais uma edição do Projeto SEFAZ de Portas Abertas, alunos do Colégio Estadual Julia Kubitschek. Os alunos do colégio, que forma educadores, no curso Normal, para o exercício do magistério na Educação Infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental, participaram do evento que contou com palestras do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro e da SEFAZ, além de visitas à Auditoria Geral do Estado e à Auditoria Fiscal Especializada.

Os alunos foram recepcionados às 9 horas, na Escola Fazendária, pela Diretora da EFAZ, Cecilia Goia, que lhes deu as boas vindas, agradecendo a presença de todos, principalmente da professora Marisa Abrunhosa, que acompanhava os alunos. Em seguida, a Diretora explicou a importância da participação dos jovens no controle social, e da exigência da nota fiscal do consumidor eletrônica, com o objetivo de evitar a sonegação fiscal.

Após a abertura do evento, os representantes do TCMRJ, Marcos Thadeu Alvarenga Leite e Marcos Mayo, falaram sobre o trabalho do Tribunal, e como o controle das contas públicas é importante para a sociedade. Foi apresentado, também, o aplicativo desenvolvido pelo TCMRJ para acompanhamento das obras da prefeitura, e das escolas do município, mostrando como a sociedade pode colaborar com este controle.

Na sequência, a Auditora Fiscal da Receita Estadual, Monica Bez, falou aos jovens sobre os Programas Nacional e Estadual de Educação Fiscal, e como o exercício da cidadania não se resume apenas em votar, sinalizando que o controle social como outra forma de exercer a cidadania, assim como participar de audiências públicas sobre a Lei Orçamentária Anual. Monica falou ainda sobre a estrutura da Subsecretaria de Receita, e sobre como o trabalho é desenvolvido na arrecadação de tributos que irão se transformar em Receita.

Por fim, os alunos foram divididos em dois grupos para realizar visitas às dependências da Secretaria de Fazenda. Os setores escolhidos para a visita, nesta edição, foram a Auditoria Fiscal Especializada de Supermercados e a Auditoria Geral do Estado. Na Auditoria Fiscal Especializada de Supermercados os alunos foram recebidos pelo auditor chefe Carlos Eduardo França, que explanou sobre o trabalho da auditoria, e sobre os principais contribuintes do setor. Os alunos se interessaram em saber o que era necessário para se tornar um auditor fiscal e trabalhar na SEFAZ, e ficaram contentes em saber que é possível ingressar através de concurso público e ensino superior em qualquer área.

Já na Auditoria Geral do Estado, o outro grupo de alunos foi recebido pelo Auditor Geral do Estado, Eugênio Manuel da Silva Machado, em seu gabinete, para um bate-papo sobre a carreira do Analista de Controle Interno, servidor que trabalha na AGE, e sua importância para fiscalização das contas do Estado. Durante a visita, Izabel Pimenta, representante da AGE no Grupo de Educação Fiscal, apresentou aos alunos as áreas e os processos de prestação de contas da SEEDUC, para que eles pudessem entrar em contato com o dia-a-dia da Auditoria Geral do Estado.

Alunos do Colégio Estadual Julia Kubitschek

Projeto SEFAZ de Portas Abertas

Quarta edição do projeto SEFAZ de Portas Abertas é cancelada

A quarta edição do projeto SEFAZ de Portas Abertas, que seria realizada no dia 11 de outubro de 2016, com alunos do Programa de Educação Fiscal do Município de Resende, foi cancelada por solicitação dos representantes do Programa, uma vez que a escola estadual selecionada para participar do evento não poderia mais enviar seus alunos ao Rio de Janeiro.

Em uma próxima oportunidade, o Programa de Educação Fiscal de Resende poderá participar novamente do Projeto SEFAZ de Portas Abertas, visto que esteve presente na edição que ocorreu em 31 de maio.