Quinta edição do evento Cidade Constitucional busca aproximar a população das instituições púb

A Escola Fazendária (Efaz) da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento (Sefaz-RJ) recebeu no dia 28/11 a abertura da quinta edição do evento Cidade Constitucional: Rio de Janeiro, Primeira Capital da República, promovida pelo Grupo ..

A Escola Fazendária (Efaz) da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento (Sefaz-RJ) recebeu no dia 28/11 a abertura da quinta edição do evento Cidade Constitucional: Rio de Janeiro, Primeira Capital da República, promovida pelo Grupo de Educação Fiscal do Estado (Gefe-RJ). O evento, voltado para estudantes universitários, pesquisadores e professores da rede estadual de ensino, teve duração de dois dias e contou com palestras de educação fiscal, além de visitas técnicas a instalações da Sefaz-RJ, Tribunais de Contas do Estado e do Município do Rio, Controladoria Geral da União, Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

A diretora da Escola Fazendária e coordenadora do GEFE-RJ, Cecilia Goia, abriu o evento e destacou que a iniciativa tem como objetivo aproximar o cidadão das instituições públicas e alertar para a importância social do tributo. “Nossa participação como cidadão não acaba no pagamento dos tributos. É preciso acompanhar como são utilizados nossos impostos”, afirmou.

Durante a abertura, a ouvidora-geral do estado Rosângela Dias Marinho explicou sobre a Controladoria Geral do Estado, criada em junho deste ano, e suas atribuições, destacando a função da Ouvidoria e a importância da participação popular na administração pública. “É preciso substituir a indignação, como cidadãos, pela atitude. A participação do cidadão fortalece as instituições e contribui para a melhoria da gestão”, disse.

O Auditor Fiscal da Receita Estadual Antônio Carlos Cabral também ministrou no primeiro dia do evento uma palestra sobre tributação. Durante a exposição, o público teve a oportunidade de aprender sobre os tributos estaduais e nacionais, além de uma visão ampla sobre o funcionamento da Receita e a importância da arrecadação tributária para a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.

Finalizando, na visita à Sefaz-RJ, os participantes foram direcionados à Auditoria- Fiscal Especializada de ITD, onde foram recepcionados pela Auditora Fiscal Chefe e pela Sub-chefe, respectivamente, Roberta Fonseca e Alessandra Cunha, com o objetivo de conhecer e entender melhor o funcionamento da auditoria e da arrecadação do tributo.