Projeto SEFAZ de Portas Abertas realiza sua 1ª edição do ano com alunos do Colégio Antônio Prado

A Escola Fazendária e o Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro (GEFE-RJ) realizaram na última terça-feira, dia 30 de maio, mais uma edição do projeto ‘SEFAZ de Portas Abertas’.

A Escola Fazendária e o Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro (GEFE-RJ) realizaram na última terça-feira, dia 30 de maio, mais uma edição do projeto ‘SEFAZ de Portas Abertas’.

O projeto tem como objetivo levar alunos do ensino médio da rede estadual de ensino às dependências da Secretaria de Estado de Fazenda, fazendo com que os jovens conheçam as atividades desenvolvidas pelo órgão e como eles, enquanto cidadãos, podem auxiliar neste trabalho. Além da visita, os jovens também assistem a palestras sobre a SEFAZ e a importância social do tributo, e também, sobre as atribuições de algum outro órgão componente do GEFE-RJ.

Na edição do último dia 30 de maio, alunos do Colégio Estadual Antônio Prado Jr., selecionados pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), assistiram à palestra ministrada pelo Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União – CGU Regional-RJ, Lidiênio Lima de Menezes, a respeito de ética e cidadania, tema de 2016 do Concurso de Desenho e Redação, organizado pela CGU. O objetivo da palestra era justamente o de instrumentar e incentivar os alunos a participarem do Concurso deste ano, cujo tema será ‘Todo Dia é Dia de Cidadania’.

Na sequência, os alunos puderam aprender sobre a importância social dos tributos, sobre os tributos estaduais e sua alocação, assim como pode ser realizado um controle social efetivo destes recursos, na palestra da Auditora Fiscal da Receita Estadual, Monica Bez. Por fim, aprenderam ainda, sobre a importância de solicitar o cupom fiscal, sendo este o único meio de garantir que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços seja recolhido, quando realizada alguma compra.

Por fim, os alunos puderam conhecer as instalações do DAC (Divisão de Atendimento ao Contribuinte) guiados pela servidora Patricia Balboa Monni, diretora desse setor por onde são iniciados os processos na Fazenda, e da Auditoria-Fiscal Especializada de Supermercados e Lojas de Departamento. Lá puderam conversar com o auditor chefe, Carlos Eduardo França de Araújo, que explicou o funcionamento da Auditoria e como os servidores realizam a fiscalização de empresas frequentadas no dia-a-dia pelos alunos.

Os jovens tiraram dúvidas, perguntaram bastante sobre as atividades da Secretaria de Fazenda, e da possibilidade de as palestras serem realizadas também nas dependências do Colégio deles, para que seus colegas tivessem a oportunidade de aprender sobre os temas debatidos.