Grupo Estadual de Educação Fiscal visita o Colégio Estadual Dom Helder Câmara

O Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe-RJ) visitou, na manhã desta quinta-feira (24/08), o Colégio Estadual Dom Helder Câmara. A ida à instituição teve o objetivo de promover uma palestra aos alunos e professores da Regional Metropo.

Iniciativa visa expandir inscrições do Prêmio de Educação Fiscal e discutir temática

O Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe-RJ) visitou, na manhã desta quinta-feira (24/08), o Colégio Estadual Dom Helder Câmara. A ida à instituição teve o objetivo de promover uma palestra aos alunos e professores da Regional Metropolitana para disseminar o Prêmio Estadual de Educação Fiscal e discutir a temática.

A palestra foi realizada por Joana Alves, coordenadora do Gefe-RJ e diretora da Divisão de Educação Fiscal da Escola Fazendária (Efaz). Na apresentação, foram abordados os conceitos de Educação Fiscal, controle social e cidadania fiscal. A representante também falou sobre os programas nacional e estadual de Educação Fiscal e mostrou os objetivos e as iniciativas do Gefe-RJ.

“A Educação Fiscal busca justamente informar a sociedade a respeito da importância social dos tributos, mas principalmente, sobre a relevância da participação popular no controle e nas decisões dos gastos públicos”, ressaltou a coordenadora ao final da apresentação.

Evelyn Alturas, de 43 anos, professora de Português, destacou que a visita foi muito importante para ampliar as discussões sobre o tema no ambiente escolar: “A iniciativa de vir até aqui foi ótima, pois muitos alunos e até mesmo professores não conheciam o assunto. Então, foi uma chance de aprender de forma detalhada”.

A estudante Brenda Silva, de 18 anos, demonstrou interesse em se inscrever no concurso. Ela afirmou: “A palestra foi muito útil para conhecermos sobre o Programa de Educação Fiscal. Saber sobre o prêmio e todas as outras oportunidades que são trazidas é ótimo. É claro que eu vou participar”.

Na parte da tarde, o grupo também foi até a Diretoria Regional Pedagógica Metropolitana III para apresentar também o prêmio para Agentes de Leitura.