Gefe-RJ entrega Prêmio Estadual de Educação Fiscal

Alunos, professores e escolas receberam leitores digitais e impressoras multifuncionais

Alunos, professores e escolas da Rede Estadual tiveram o seu esforço reconhecido durante a entrega do Prêmio Estadual de Educação Fiscal. O evento aconteceu, nesta quinta-feira (17/11), no auditório da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ). O prêmio é uma iniciativa do Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe-RJ) e teve como tema “Independência ou Morte: Como a tributação afeta a minha vida?”, uma referência aos 200 anos de independência do Brasil, comemorados em 2022.

Além da Sefaz, representada pela Escola Fazendária, integram o Gefe-RJ a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), a Receita Federal do Brasil, as controladorias gerais da União e do estado (CGE), a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, os tribunais de contas do estado e do município do Rio de Janeiro, o Observatório Social do Rio e o Instituto de Direito Coletivo.

Representando o secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Lobo, o subsecretário-geral Alvaro Savio disse que alunos e professores são o futuro do Brasil. “Esse prêmio nada mais é do que um reconhecimento do que vocês podem vir a fazer e espero que sirva de incentivo para que vocês continuem. É gratificante ver a alegria de vocês”, salientou.

Ana Luiza Pereira Lima, Subcontroladora-Geral do estado, lembrou já ter participado do programa de educação fiscal há quase 20 anos, quando era professora da Rede Estadual: “É muito bom ter eventos como esse, que permitem o acompanhamento da qualidade dos gastos públicos por meio de mecanismos de controle social”.

Segundo a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Seeduc, Vivianne Dorado, o tema do prêmio proporciona aos participantes um exercício de cidadania. “Temos como percorrer caminhos com assuntos transversais, que trazem um aprofundamento. Quero agradecer as ações e a parceria da Secretaria de Fazenda nessa construção conjunta”, disse.

Os alunos premiados e os seus respectivos professores orientadores receberam um leitor digital cada, em quatro categorias: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Socioeducação e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Andressa Antunes de Souza, de 16 anos, foi uma das vencedoras na categoria Ensino Fundamental e fez questão de exaltar o seu orientador, o professor de Geografia André Tenreiro Jesus da Silva. “Com a ajuda dele ficou fácil fazer a redação, ele ensina muito bem”, elogiou.

“Educação Fiscal é um tema fundamental. Independentemente da profissão que a pessoa escolha abraçar no futuro, é importante que ela venha a ter compromisso com o país”, complementou o professor André.

As escolas premiadas, por sua vez, ganharam impressoras multifuncionais. De acordo com Eliane Dantas, diretora-geral de uma das unidades vencedoras, o Colégio Estadual sargento PM Antônio Carlos Oliveira de Moura, o equipamento será muito bem-vindo: “A proposta de participar do prêmio foi aceita de imediato por alunos, professores e funcionários. Fizemos uma palestra sobre tributação municipal com um ex-servidor da Sefaz-RJ que hoje trabalha como secretário na nossa escola”.