Fazenda realiza evento para comemorar Dia Estadual da Educação Fiscal

A Escola Fazendária da Secretaria de Estado de Fazenda, que coordena o Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro (GEFE-RJ), promoveu nesta terça-feira (19/02), duas turmas do evento “O que você tem a ver com a corrupção?” para cerca de 70 jovens da Fundação para a Infância e a Adolescência (FIA) que atuam na Procuradoria Geral do Estado (PGE). Os encontros foram realizados para comemorar antecipadamente o Dia da Educação Fiscal, celebrado no dia 25 de fevereiro, de acordo com a Lei nº 5.900.

A palestra, ministrada pelo analista tributário da Receita Federal, Vicente Bruno Cavalcanti de Oliveira, colocou em pauta para os estagiários da PGE uma contextualização sobre a corrupção, gerando uma reflexão sobre a inversão de valores na sociedade, o “jeitinho brasileiro” e a “Lei de Gérson”, desejo que grande parte dos brasileiros tem de levar vantagem em tudo. Segundo Cavalcanti, viemos de uma sociedade que aceita tudo com certa normalidade e que, de forma geral, a mentalidade é pensar o que vamos ganhar com algo. “Por que combater a corrupção? Ela tira aquilo que é nosso, já que o bem pertence à sociedade brasileira”, afirmou. O analista tributário da Receita Federal apresentou algumas espécies cotidianas de corrupção: contrabando, descaminho (entrada de produtos permitidos, mas sem o recolhimento dos impostos devidos), pirataria e sonegação de impostos.

Ainda segundo o palestrante, constitui o tripé do combate à corrupção: (i) repressão, responsabilização e recuperação; (ii) transparência, controle e detecção; e (iii) prevenção primária: conscientização e educação.

A diretora da Escola Fazendária e coordenadora-geral do GEFE-RJ, Cecília Goia, agradeceu o palestrante da Receita Federal e a participação dos jovens. “A Receita Federal, um dos membros do GEFE-RJ, é responsável, dentre outras tantas atribuições, pela fiscalização e arrecadação dos tributos e outras receitas da União que adentram nos cofres públicos. Espero que essa seja a primeira de muitas outras palestras e que vocês tenham ficado com um gostinho de quero mais”.

Crédito imagem: Claunir Luiz Tavares