Escola Fazendária realiza ‘SEFAZ de Portas Abertas’ para alunos de Resende

O projeto “SEFAZ de Portas Abertas” foi apresentado no auditório da Escola Fazendária nesta terça-feira (31) para jovens do Programa de Educação Fiscal do município de Resende, interior do Rio de Janeiro.

O projeto “SEFAZ de Portas Abertas” foi apresentado no auditório da Escola Fazendária nesta terça-feira (31) para jovens do Programa de Educação Fiscal do município de Resende, interior do Rio de Janeiro. O projeto tem objetivo de contribuir para que esses alunos se tornem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade. Todos os participantes tiveram acesso ao material educativo e uma série de palestras.

O evento realizado pelos servidores estaduais tem grande importância para o desenvolvimento das atividades do Estado. A iniciativa visa ainda conscientizar alunos que são futuros contribuintes para que estejam aptos a realizarem um controle social efetivo.

A abertura da apresentação foi realizada pela diretora da Escola Fazendária, Cecília Goia. Os representantes do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Leandro (auditor do TCE) e Renato Gouveia (Subcoordenador de comunicação do TCE) apresentaram o projeto Contando com o TCE-RJ que visa instruir os jovens a realizarem um efetivo controle social dos gastos públicos em suas escolas e comunidades.

O “SEFAZ de Portas Abertas” ofereceu também uma apresentação dinâmica do portal de transparência realizada pela servidora Joana de Farias, que é coordenadora de Transparência Fiscal, e pelo analista de Finanças Públicas da Sefaz, Hamilton Horácio. Em seguida, assistiram à palestra da auditora fiscal da receita estadual, Viviane Azevedo, sobre a estrutura da SEFAZ-RJ e sobre a importância social do tributo. Encerrando a programação, seguiram para uma visita à sede da Secretaria de Estado de Fazenda, onde conheceram a inspetoria de fiscalização especializada de supermercados e lojas de departamentos – IFE 07, onde foram recepcionados pelo inspetor Carlos Eduardo França de Araújo.