Escola Fazendária prevê 127 qualificações para os servidores em 2023

O Plano Anual de Capacitação e Treinamento (PACT) de 2023, da Escola Fazendária do Rio de Janeiro (Efaz), foi aprovado em reunião na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), na última sexta-feira (03/02).

Instituição tem Plano Anual de Capacitação e Treinamento aprovado

O Plano Anual de Capacitação e Treinamento (PACT) de 2023, da Escola Fazendária do Rio de Janeiro (Efaz), foi aprovado em reunião na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), na última sexta-feira (03/02). Elaborado com o objetivo de organizar as atividades da instituição e apresentar as demandas de qualificações da pasta, o documento prevê 127 treinamentos para este ano.

A reunião foi aberta pelo secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Lobo; e pelo diretor da Efaz, Almir Machado. O secretário enfatizou a importância de realizar qualificações no setor de Informática. Não por acaso, o segmento foi um dos mais demandados, contabilizando 34 treinamentos relacionados à utilização de sistemas e ferramentas que auxiliam na realização de atividades de trabalho, como Power BI, GitLab e Estatística para a análise de dados.

A área Técnica também teve destaque no plano, totalizando 76 cursos com conteúdo voltado para carreiras e cargos dos funcionários da Sefaz, entre eles: Atendimento ao Contribuinte/Cidadão, Bens Patrimoniais e Processo Administrativo de Responsabilização.

“Neste ano, a escola pretende movimentar a estrutura destinada ao desenvolvimento dos servidores e elevar cada vez mais o nível de qualificação. Por isso, estamos estudando parcerias com outros órgãos para proporcionar um leque ainda maior de capacitações”, afirma Almir Machado, diretor da Escola Fazendária.

Para a superintendente de Recursos Humanos, Kátia Rebelo, esta é a fase de olhar para a qualificação pensando em toda a estrutura. Ela ressalta a importância do contato da instituição com os servidores no reconhecimento das demandas da pasta: “Esse trabalho de capacitação é de todos nós, a Escola Fazendária é constituída por cada área da Sefaz, portanto, temos que continuar dispostos a ouvir, falar e colocar em prática”.

Também participaram da reunião o Comitê Gestor de Estratégias de Formação de Capacitação e Desenvolvimento (CGFOC), composto pelo chefe de gabinete, Wildson Melo; os subsecretários de Administração, Leandro Pestana; de Contabilidade Geral, Yasmim Monteiro; de Controle Interno, Rodrigo Neves; de Receita, Adilson Zegur; adjunto de Receita, Thompson Lemos; e do Tesouro, Stephanie Guimarães, além do corregedor da Corregedoria Tributária de Controle Externo, Flávio Müller; e de representantes da Superintendência de Recursos Humanos e da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.