Escola Fazendária conclui curso de Métodos Ágeis

A Escola Fazendária (Efaz) concluiu o curso “Métodos Ágeis” nesta sexta-feira (26/05). O treinamento, que aconteceu no Laboratório de Informática, começou no dia 24 deste mês e capacitou 21 servidores da Secretaria de Estado de Fazen

Curso apresenta conceitos de gestão ágil de projetos para servidores

A Escola Fazendária (Efaz) concluiu o curso “Métodos Ágeis” nesta sexta-feira (26/05). O treinamento, que aconteceu no Laboratório de Informática, começou no dia 24 deste mês e capacitou 21 servidores da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) e da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE-RJ).

Com as aulas, os alunos foram capacitados para trazer mais eficiência e agilidade no gerenciamento de projetos, utilizando as ferramentas Lean, Scrum e Kanban. O curso teve “metodologias ativas de aprendizagem”, como explica o Analista da Fazenda e Doutor em Engenharia de Produção, Ronaldo Camara Cavalcante.

“As aulas foram divididas entre uma parte teórica, onde foram explicadas todas as ferramentas e metodologias e, logo após, um estudo de caso prático com situações cotidianas na vida de cada servidor para que ele consiga explicar e colocar na prática todo o conhecimento desenvolvido”, ressaltou o instrutor.

A dinâmica parece ter dado certo. O secretário da Subsecretaria de Tecnologia e Informação, Lucas Torres, de 23 anos, pretende levar os aprendizados para o setor: “Aprender isso aqui na Sefaz foi muito importante. Conforme for acabando o curso, vou conversar com o meu gestor para ver como podemos agilizar e simplificar os processos e ter melhores resultados lá na frente”.

Ana Paula Sousa, de 27 anos, é como gestora de contratos e convênios na Subsecretaria de Administração e teve o primeiro contato com as metodologias de gestão no curso: “Os métodos vão ser muito importantes para conseguir realizar com eficiência os processos na nossa organização administrativa. Acho que vai agregar bastante no meu dia a dia”.