Escola Fazendária abre espaço para capacitações sobre sistemas fiscais do Estado
Servidores da Auditoria de Especializada de ITD, da Defensoria Pública do Estado e da Suaco receberam treinamentos em suas áreas de atuação

Na última terça-feira (24/09), a Escola Fazendária abriu as suas portas para duas capacitações sobre sistemas fiscais do estado. Servidores ligados à Subsecretaria de Receita e à Defensoria Pública do Estado conheceram o Sistema de Declarações de ITD e o Fisco Fácil.
Durante a manhã, Auditores Fiscais, funcionários da Auditoria Especializada de ITD, e servidores do Núcleo de Imposto de Herança da Defensoria Pública do Estado compareceram a um curso sobre o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITD).
A capacitação, que se estendeu por dois dias, abordou questões teóricas, como a legislação referente ao tributo, e aspectos operacionais, como o uso do Sistema de Declarações de ITD. A turma de 18 alunos foi comandada pelo Auditor Fiscal Luís Fraga.
“Foi uma oportunidade de repassar os conhecimentos sobre o ITD. Tive um sentimento de que as pessoas absorveram muito conteúdo. É um imposto complexo, especializado e que precisa de dedicação”, disse o instrutor.
Já na parte da tarde, cerca de 15 servidores da Superintendência de Atendimento ao Contribuinte (Suaco) foram instruídos com orientações sobre o Sistema Fisco Fácil. A turma contou com as instruções da Auditora Fiscal Valéria Umann para conhecer as funcionalidades da ferramenta. Os servidores puderam se aprofundar nos procedimentos do sistema e nas análises de pendências que podem impedir a emissão da Certidão de Regularidade Fiscal.
Valéria Umann explicou sobre o treinamento: “Ele tem dois objetivos: apresentar as funcionalidades do Fisco Fácil e ensinar a analisar pendências dentro do sistema para compreender se elas representam uma realidade ou não”.