Efaz sensibiliza alunos de Nova Iguaçu com Educação Fiscal nas Escolas
Edição do projeto foi realizada no Colégio Estadual Yonne Maria Siqueira

A Escola Fazendária (Efaz), por meio do Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe-RJ), realizou mais uma edição do Educação Fiscal nas Escolas nesta terça-feira (23/09). O projeto esteve no Colégio Estadual Yonne Maria Siqueira de Andrade, em Nova Iguaçu, para conversar com alunos do ensino médio sobre a função socioeconômica do tributo. A visita também contou com a participação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), parceiro do Programa no Estado.
Durante a palestra, a assistente Joanna Carvalho, da Divisão de Educação Fiscal da Efaz explicou a importância de exercer a cidadania e o controle social e fiscal por meio do acompanhamento da aplicação de recursos públicos. O debate também serviu para apresentar à turma projetos do Grupo, como o Cidade Constitucional e o Prêmio Estadual de Educação Fiscal, que teve mais de 620 trabalhos inscritos neste ano.
Em seguida, Andrea Ferreira, Auditora de Controle Externo do TCE-RJ apresentou aos alunos um panorama sobre a história e a atuação do órgão na fiscalização da aplicação dos recursos públicos e seu compromisso com a sociedade.
A estudante Larissa Fontanive, do 3º ano, afirmou que a visita realizada no ano passado ao colégio serviu para despertar seu interesse no Prêmio: “Eu gosto muito de passar meu conhecimento para outras pessoas, então eu pensei: ‘por que não participar da premiação?’ Eu aprendi bastante com a redação que escrevi porque Educação Fiscal tem uma ligação com os nossos direitos”.


