Efaz retoma projeto de visitas a colégios em Duque de Caxias
Iniciativa levou o tema da Educação Fiscal para mais de 110 alunos da rede estadual

O “Educação Fiscal nas Escolas” está de volta. O projeto, que leva discussões sobre a temática aos colégios da rede estadual de ensino, foi retomado pela Escola Fazendária do Estado do Rio de Janeiro (Efaz) nesta terça-feira (20/05). Desta vez, mais de 110 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Miguel Couto, em Duque de Caxias, foram conscientizados pelo Grupo de Educação Fiscal do Estado (Gefe-RJ), além de conhecerem a nova edição do Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025 e suas categorias.
A primeira palestra, conduzida pela assistente Joanna Carvalho, da Divisão de Educação Fiscal da Efaz, abordou conceitos de Educação Fiscal, controle social e cidadania fiscal. Já a assistente Renata Barreto, da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), explicou como o processo é desenvolvido no contexto da pasta. As representantes também falaram sobre o concurso, que, além de redações e projetos, vai premiar os melhores vídeos produzidos por grupos de estudantes.
“Essa ação é muito importante. Os alunos transformam um pensamento a respeito dos impostos e levam adiante para os amigos e a família”, afirmou o coordenador pedagógico do Colégio Estadual Miguel Couto, Fred Campos.
Com o tema “Educação Fiscal: o caminho para um futuro sustentável”, o concurso abre, na próxima terça-feira (27/05), sua segunda fase de inscrições. A estudante Geovanna dos Santos Dias, do 2º ano do Ensino Médio, demonstrou interesse pela iniciativa: “Eu acho que o concurso poderia me ajudar a compreender melhor sobre o assunto e entender como os impostos são investidos na sociedade”.
Com a retomada, o projeto deve visitar, este ano, 13 colégios da rede estadual de ensino.



