Efaz realiza nova edição do projeto Educação Fiscal em Debate

Evento contou com presença de cerca de 160 profissionais da rede pública estadual de ensino

A Escola Fazendária (Efaz) promoveu, por meio do Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe-RJ), uma nova edição do projeto Educação Fiscal em Debate nesta quinta-feira (10/04). O evento reuniu, no auditório da Procuradoria Geral do Estado, 160 profissionais da rede pública estadual de ensino para tratar sobre a temática e incentivar a implementação do Programa Estadual de Educação Fiscal nas escolas.

Durante a abertura, a subsecretária-geral Luana Abreu dos Santos Lourenço destacou o papel dos professores na conscientização de alunos a respeito do processo:

“A Educação Fiscal é o fio condutor da transformação social. Nós precisamos que os professores incentivem os alunos a participarem desse processo, que é importante para o estado e, principalmente, para os cidadãos”.

A primeira palestra foi realizada pela coordenadora do Gefe-RJ Joana Alves e a diretora da Escola Fazendária Luciana Mazloum, que discutiram a relação entre sustentabilidade e finanças públicas, além da contribuição da Educação Fiscal para o objetivo. Já a superintendente pedagógica da Secretaria de Educação (Seeduc) Flavia Costa apresentou o desenvolvimento da temática nas escolas.

Em seguida, o assessor especial Gustavo Tillmann realizou uma palestra sobre finanças públicas, explicando seu funcionamento no contexto da sustentabilidade. A última palestra foi realizada pela diretora do Instituto de Educação Eliana Duarte da Silva Breijao, que exemplificou boas práticas de Educação Fiscal apresentando o projeto desenvolvido em Porciúncula, cidade do noroeste fluminense.

Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025

Durante o evento, o Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Fazenda e de Educação, lançou a nova edição do Prêmio Estadual de Educação Fiscal. O concurso vai premiar os melhores trabalhos de estudantes e projetos de escolas com notebooks, copiadoras e tablets.

Com o tema “Educação Fiscal: o caminho para um futuro sustentável”, neste ano, o concurso também vai avaliar vídeos apresentados em grupos, além de redações. As inscrições para a primeira etapa do prêmio já estão abertas e devem ser realizadas pelo Portal da Efaz até o dia 20 de maio.