Efaz ministra palestras sobre Educação Fiscal em colégios da Baixada Fluminense
Mais de 70 alunos foram impactados pelo projeto realizado em parceria com o Gefe-RJ
No mês de agosto, mais de 70 alunos do ensino médio foram sensibilizados pelo Educação Fiscal nas Escolas. O projeto, realizado pela Escola Fazendária (Efaz) em parceria com o Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro (Gefe-RJ), levou a temática aos colégios estaduais Yonne Maria Siqueira de Andrade, em Nova Iguaçu, e Marechal Zenóbio da Costa, em Nilópolis, Baixada Fluminense.
As palestras, apresentadas pelas assistentes Joanna Carvalho, da Divisão de Educação Fiscal da Efaz, e Renata Barreto, da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), além de explicarem a estrutura e os projetos do Gefe-RJ, serviram para apresentar a importância socioeconômica dos tributos e as iniciativas que devem ser adotadas para exercitar o controle social do governo e a cidadania fiscal.
Na visita a Nova Iguaçu, a voluntária do Instituto de Direito Coletivo (IDC), Sandra Helena Pedroso, esteve presente para ministrar uma apresentação sobre Educação Fiscal e representar a instituição que compõe o Gefe-RJ.
“A troca foi muito proveitosa. Estamos fazendo um trabalho de formiguinha, conscientizando os alunos sobre os efeitos e os benefícios que a tributação traz para a sociedade”, afirmou Sandra Helena Pedroso.
Aluna do 1º ano do ensino médio, Franciny Marques, de 15 anos, disse que as palestras mostraram como a população pode atuar no controle fiscal: “A palestra me ajudou a entender como a arrecadação de impostos funciona e impacta o nosso dia a dia. É muito importante termos essa noção enquanto cidadãos.”
Em setembro, o projeto vai retornar à Baixada Fluminense para promover as palestras nos colégios estaduais Lia Márcia Gonçalves Panaro e São Bento, ambos em Duque de Caxias.