EFAZ e Contadoria Geral do Estado promovem capacitação

Este ano, a Contadoria Geral do Estado, junto à Escola Fazendária, tem ministrado cursos para o aprimoramento de seus recursos humanos e dos usuários do SIAFE-Rio. Até o momento, aproximadamente 230 capacitações já foram realizadas.

Este ano, a Contadoria Geral do Estado, junto à Escola Fazendária, tem ministrado cursos para o aprimoramento de seus recursos humanos e dos usuários do SIAFE-Rio. Até o momento, aproximadamente 230 capacitações já foram realizadas.

Em fevereiro ocorreu sob responsabilidade da Superintendência de Normas Técnicas – SUNOT, órgão da CGE, o curso de Análise das Notas Técnicas que tratam sobre Cessão de Pessoal no Estado, com objetivo de alinhar o conhecimento teórico e prático sobre o tema, focando na análise dos Decretos nº 32.532/02, 41.967/09 e 42.971/11; da Legislação que trata sobre a Consolidação das Contas Públicas; e das Notas Técnicas SUNOT/CGE nº 001, 002 e 003/2017 que apresentam os procedimentos para registro das operações de Cessão de Pessoal no Sistema SIAFE-RIO. O curso foi ministrado pelo Analista de Controle Interno Bruno Campos Pereira, nas instalações da Escola Fazendária – EFAZ.

Ainda em fevereiro, a Contadoria Geral do Estado, através da Superintendência de Normas Técnicas – SUNOT, ministrou o curso Regularizações Contábeis no SIAFE-RIO, analisando especificamente o assunto abordado pelas Notas Técnicas SUNOT/CGE n° 035/2016 – Pagamentos a Regularizar e n° 004/2017 – Regularizações Contábeis por GD. O curso teve como objetivo alinhar o conhecimento com vistas à transmissão e aplicabilidade do conteúdo no controle e na execução da despesa pública. O curso foi ministrado pelo Analista de Controle Interno Hugo Freire Lopes Moreira, nas instalações da EFAZ, tendo a participação de servidores/empregados de diversas Unidades Gestoras do Estado do Rio de Janeiro.

Em março, a Superintendência de Normas Técnicas – SUNOT ministrou o Curso “Operações INTRA-OFSS”, que teve como objetivo orientar os usuários do SIAFE-Rio sobre os procedimentos práticos, teóricos e legais sobre a EXECUÇÃO DA DESPESA INTRA-ORÇAMENTÁRIA. O curso foi ministrado pelo Analista de Controle Interno Bruno Campos Pereira nas instalações da Escola Fazendária – EFAZ, tendo a participação de servidores de diversas Unidades Gestoras do Estado do Rio de Janeiro. Na oportunidade os participantes puderam tomar conhecimento da funcionalidade “OB-GRE”, que permite o pagamento da despesa intraorçamentária através da Conta Única do Estado, sem que haja movimentação financeira, possibilitando maior rentabilidade de recursos aplicados pelo Tesouro Estadual.

Também em março, a Contadoria-Geral do Estado – CGE realizou na Escola Fazendária – EFAZ o curso Tratamento do Imobilizado e Intangível, ministrado pela instrutora Stephanie Guimarães da Silva. A capacitação teve como objetivo rever principais conceitos, atualizar os participantes e esclarecer dúvidas sobre classificação orçamentária e contabilização dos principais fatos como depreciação, amortização e reavaliação dos bens móveis e intangíveis do Estado.

Em abril, será ministrado pela SUNOT/CGE mais um curso voltado a servidores/empregados públicos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, desta vez abordando o “Manual de Convênios de Despesa – Teoria e Prática”. O Analista de Controle Interno Hugo Freire Lopes Moreira será responsável por transmitir o conhecimento no Laboratório da Escola Fazendária, localizado à Av. Erasmo Braga, 118, 5° andar – Centro – Rio de Janeiro. Tal iniciativa visa melhorar a qualidade do atendimento realizado aos diversos órgãos e entidades estaduais e se justifica pelas constantes alterações de legislações e normas no setor governamental, em especial no que tange ao processo de convergência aos padrões internacionais de contabilidade e a implantação do novo sistema SIAFE-RIO.

Este é o início dos treinamentos a serem ministrados em 2017 pela CGE, que planeja realizar outros cursos voltados para as áreas Financeira, Orçamentária e Contábil.