Efaz discute Educação Fiscal com 67 alunos em Santa Cruz
Visita contou com palestra do Instituto de Direito Coletivo, parceiro do Programa

A Escola Fazendária (Efaz), em parceria com o Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe-RJ), esteve no Colégio Estadual do Rio Branco, em Santa Cruz, com o projeto “Educação Fiscal nas Escolas” nesta terça-feira (05/08). A visita, que conscientizou 67 alunos do ensino médio, contou com a participação do Instituto de Direito Coletivo (IDC), além da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), parceiros do Programa no Estado.
Ministrada pela assistente Joanna Carvalho, da Divisão de Educação Fiscal da Efaz, a primeira palestra discutiu o papel dos impostos, do controle social e os direitos e deveres do cidadão. Já a assistente Renata Barreto, da Seeduc, conversou sobre o desenvolvimento do processo no contexto da Educação. As turmas também conheceram o Prêmio Estadual de Educação Fiscal, que segue com inscrições abertas até dia 24 deste mês.
Em seguida, a presidente do IDC Tatiana Bastos apresentou os eixos da organização para os alunos, além explicar a importância da participação cidadã e a relação entre sustentabilidade e Educação Fiscal.
“É importantíssimo conscientizar os jovens sobre o papel deles no controle do orçamento e dos gastos públicos. A participação social realmente faz diferença, porque traz melhoria para os serviços que são prestados à sociedade”, afirmou a presidente do IDC Tatiana Bastos.
A estudante do terceiro ano do ensino médio Mel Lisboa elogiou a iniciativa e afirmou que passou a entender melhor seus direitos enquanto cidadã com as palestras: “Foi um momento de aprendizagem muito importante, porque eu não sabia quais eram os nossos direitos. Agora eu quero passar essa informação e conscientizar outras pessoas também”.
Até novembro, o projeto vai visitar oito colégios da rede estadual de ensino, em municípios como Nilópolis, Itaboraí e Niterói.
Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025
Coordenada pela Efaz e idealizada pelo Gefe-RJ, a premiação tem o objetivo de incentivar discussões sobre a importância socioeconômica dos tributos e da participação social. Com o tema “Educação Fiscal: o caminho para um futuro sustentável”, o concurso vai premiar os melhores trabalhos e projetos com notebooks, copiadoras e tablets. A competição acontece em seis categorias: ensinos Médio e Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Socioeducação, Escolas e Grupos. As inscrições ficam abertas até 24 de agosto no endereço: https://portal.fazenda.rj.gov.br/efaz/projetos/premio-de-educacao-fiscal/.


