Efaz capacita servidores da Prefeitura de Maricá nos Serviços Digitais da SEFAZ-RJ
Curso objetiva otimizar a orientação aos cidadãos do município pelos profissionais

A Escola Fazendária (Efaz) realizou, nesta quinta-feira (05/02), uma capacitação nos Serviços Digitais da SEFAZ-RJ voltada para servidores da Prefeitura de Maricá. Demandado pela própria administração municipal, o curso apresentou conteúdos teóricos e dinâmicas práticas sobre as ferramentas disponibilizadas no portal da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro para uso dos profissionais e orientação aos cidadãos.
O treinamento foi ministrado pela Analista de Fazenda Ísis Santos Pinto, que atua no atendimento da Auditoria Fiscal Regional Centro-Sul Fluminense. “O objetivo do curso é ampliar a acessibilidade aos nossos serviços por meio da capacitação desses servidores. Assim, eles se tornam agentes facilitadores na orientação ao cidadão sobre demandas fazendárias”, disse ela.
Com base nos conceitos de Atendimento Humanizado, a instrutora abordou a navegação estruturada no site, enfatizando o uso da Central de Serviços e do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), dentre outros sistemas. As orientações tiveram como foco a resolução de demandas frequentes, a redução de problemas no atendimento presencial e a promoção do acesso aos serviços públicos digitais.
Patrícia Fagundes Florêncio, gerente do Simplifique Empresas na prefeitura, destacou durante o curso: “Essa capacitação é uma forma de ampliar o nosso conhecimento em relação a Secretaria de Estado de Fazenda, o que vai facilitar muito o nosso dia a dia no atendimento aos empreendedores de Maricá. O curso é bem dinâmico. Está sendo uma troca muito bacana”.


