Efaz abre espaço para curso da Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília

Servidores estaduais e municipais realizam treinamento da plataforma +Brasil

A Escola Fazendária recebeu, em seu Laboratório de Informática, 23 servidores estaduais e municipais de 19 órgãos para a realização de um curso da Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília. O treinamento começou nesta terça-feira (25), e vai até a próxima sexta-feira, dia 28.

O curso tem o intuito de apresentar e explorar os recursos da plataforma +Brasil, um sistema que reúne diversos dispositivos de operação de transferências de recursos da União. As atividades da nova plataforma tiveram início nos últimos dois anos, abordando inicialmente as partes teóricas e conceituais. Nesta nova fase, os servidores entraram na parte prática, dando aos alunos a oportunidade de conhecer o sistema, entender como estruturar, executar e prestar contas, contribuindo para levar as políticas públicas de forma efetiva à população.

O instrutor Edmilson Suassuna, subsecretário de Projetos, Convênios e Captação de Recursos Federais da Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília, apontou que o treinamento explora o processo de gestão dos recursos federais na plataforma +Brasil, explicando o funcionamento dos sistemas que a integram e aqueles que possuem os maiores montantes financeiros sendo administrados.

“Nós percebemos que muitos elementos se perdem neste processo por falta de capacidade técnica e de conhecimento das ferramentas. Portanto, a ideia é que possamos transmitir esse conteúdo, para que as pessoas se sintam mais seguras”, ressalta o professor.

O assistente da Guarda Municipal do Rio de Janeiro Cleiton Machado, 36 anos, ressaltou as expectativas a respeito da capacitação: “Espero que possamos sair bem treinados, conhecendo o funcionamento dos recursos federais e sabendo como efetuar as propostas, para melhorar o serviço público”.

Jaqueline Coelho, 46 anos, assessora de gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social de Paraty, afirmou a importância da plataforma +Brasil. “O uso da ferramenta vai auxiliar a executar os recursos federais de maneira concreta e efetiva”, disse.