Educação Fiscal nas Escolas sensibiliza mais de 100 alunos em Itaboraí
Oitava edição do projeto apresentou a temática com palestras da Sefaz, Seeduc e CGE-RJ
Mais de 100 alunos do ensino médio foram sensibilizados, nesta quinta-feira (24/10), pelo Educação Fiscal nas Escolas. O projeto realizado pela Escola Fazendária do Estado do Rio de Janeiro (Efaz), em parceria com o Grupo de Educação Fiscal (Gefe-RJ), esteve no CIEP 308 Pascoal Carlos Magno, em Itaboraí, para apresentar a importância socioeconômica dos tributos e o controle dos gastos públicos.
As palestras, apresentadas pelas assistentes Joanna Carvalho, da Divisão de Educação Fiscal da Efaz; e Renata Barreto, da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), abordaram o uso dos recursos públicos para a manutenção de serviços como a Educação. Desta vez, a visita também contou com a participação de Ailson Ferreira da Silva, Auditor do Estado da Controladoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE-RJ), que explicou como o órgão parceiro do grupo contribui para o Controle Social e acompanha o direcionamento dos recursos para políticas públicas.
“Foi inspirador ver que as turmas conseguiram absorver as noções básicas sobre Educação Fiscal. Vamos torcer para que eles pesquisem mais sobre a temática, porque é por onde é possível mudar a realidade de muita gente”, disse o Auditor do Estado.
A aluna Larissa Coelho, 16 anos, está no 2º ano do ensino médio e afirmou que as palestras vão ajudá-la a exercer a Cidadania Fiscal: “Com a palestra, eu consegui entender melhor sobre a distribuição dos tributos e como posso contribuir para a fiscalização”.
Em novembro, o projeto será realizado no Colégio Estadual Visconde de Cairu, no Méier.