Educação Fiscal nas Escolas conversa sobre temática com 65 alunos de Itaboraí
Última visita de agosto foi realizada no CIEP 251 - Dona Maria Portugal

A Escola Fazendária (Efaz), por meio do Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe-RJ), visitou o CIEP 251 – Dona Maria Portugal, em Itaboraí, com o “Educação Fiscal nas Escolas” no dia 14 de agosto. Por meio de palestras das secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) e de Educação (Seeduc), e do Instituto de Direito Coletivo (IDC), 65 alunos do ensino médio foram conscientizados sobre a temática.
Uma das apresentações foi ministrada pelas assistentes Joanna Carvalho, da Divisão de Educação Fiscal da Efaz; e Renata Barreto, da Seeduc, que discutiram o papel dos impostos e do controle social, a transversalidade da temática no contexto da Educação, além de conceitos como Controle Social e Cidadania Fiscal. Outro assunto conversado com os alunos foi o Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025, que recebe redações, vídeos e projetos até o dia 31/08.
A visita também contou com a participação da representante do IDC no Gefe-RJ e produtora cultural Sandra Pedroso, que abordou o papel dos cidadãos no monitoramento do uso de recursos públicos para garantir a qualidade dos serviços prestados: “É muito importante conversarmos sobre os tributos e o bom uso dos recursos públicos. A discussão com os alunos foi ótima porque usamos vários exemplos, como o grêmio e conselho escolares e a importância de ser voluntário em projetos de Controle Social”.
“É importante sabermos para onde o dinheiro público vai, porque nós pagamos os impostos e eles voltam como benefícios para a população. Isso é bom”, afirmou a estudante Thalyta Siqueira, do 2º ano do ensino médio.
Inscrições para concurso encerram no domingo
O Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025 teve as inscrições prorrogadas até 31 de agosto. Agora, alunos e escolas têm uma nova chance para participar do concurso que vai premiar com notebooks, tablets e copiadoras os melhores trabalhos sobre o tema “Educação Fiscal: o caminho para um futuro sustentável”. A competição acontece em seis categorias: ensinos Médio e Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Socioeducação, Escolas e Grupos. As inscrições devem ser realizadas pelo Portal da Efaz.



