Curso de Modelagem de Processo de Negócio com BPM conta com participação de 33 auditores fiscais

Trinta e três auditores fiscais da Subsecretaria da Receita Estadual participam do curso Modelagem de Processo de Negócio com BPMN, cujo objetivo é ensinar técnicas e critérios para o desenho de processos de negócio, aplicando as melhores

Trinta e três auditores fiscais da Subsecretaria da Receita Estadual participam do curso Modelagem de Processo de Negócio com BPMN, cujo objetivo é ensinar técnicas e critérios para o desenho de processos de negócio, aplicando as melhores práticas e o padrão Business Process Model and Notation – BPMN, e que teve início nesta segunda-feira (16.3). A capacitação prossegue amanhã e termina nesta quarta-feira (18.3).

O curso foi formatado com aulas teóricas e práticas em laboratório, no qual os participantes vivenciam as principais dificuldades e dúvidas associadas à elaboração de um bom modelo de processo em BPMN, bem como a possibilidade de simular processos com a ferramenta BizAgi Process Modeler. Com isso, espera-se que os participantes desenvolvam sua capacidade de aplicar os principais conceitos de mapeamento de processo na Subsecretaria da Receita.

A modelagem se tornou uma técnica poderosa de análise de processos e uma das principais bases para a validação e criação de novos processos de negócio. A notação BPMN se estabeleceu como padrão de mercado para a modelagem, tentando encontrar o melhor balanço possível entre uma simbologia intuitiva e um conjunto completo de regras comuns aos processos.

O curso é ministrado pelo Auditor Fiscal Kuo Yu Shu,graduado em Engenharia Elétrica pela UFRJ e Especialista em Análise, Desenvolvimento e Gerência de Sistemas pela PUC-RJ. Yu Shu trabalha na Superintendência de Avaliação, Planejamento e Modernização (SUPLAM), da Subsecretaria da Receita. A carga horária do curso é de 21 horas.