Curso de avaliação econômica de projetos é realizado em parceria com o Itaú Social

Dia 03 de outubro, teve início na EFAZ o Curso “Avaliação Econômica de Projetos Sociais”, resultado da parceria entre a Sefaz e o Itaú Social. Ao todo, 38 servidores participarão de curso, cujo objetivo principal é o de disseminar .

Dia 03 de outubro, teve início na EFAZ o Curso “Avaliação Econômica de Projetos Sociais”, resultado da parceria entre a Sefaz e o Itaú Social. Ao todo, 38 servidores participarão de curso, cujo objetivo principal é o de disseminar ferramental e incentivar o uso da avaliação econômica como instrumento de gestão.

Curso de avaliação econômica de projetos

Nesta aula inaugural, estavam presentes a diretora da Efaz, Cecilia Goia; a coordenadora de Estudos e Qualificação da Informação para o Planejamento da SUBPLO, Luciana Ferreira; além das representantes do Itaú Social, Natália Noguchi, Marina Ferraz e Amanda Arabage, professora do curso.

Segundo Cecilia Goia, esta parceria é uma iniciativa conjunta da Escola Fazendária; da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SUBPLO); e da Superintendência de Recursos Humanos (SRH). “Esperamos iniciar hoje uma parceria longa e profícua com o Itaú Social, pois nada mais importante que avaliar as nossas ações para aprimorar nossos serviços e produtos”, disse. Já Luciana Ferreira lembrou que “a Subsecretaria de Planejamento e Orçamento vem empreendendo esforços para manter uma agenda regular de treinamentos com foco nas metodologias de monitoramento e avaliação de projetos e programas, com vistas à formação de uma rede. Este curso faz parte deste cronograma de ações que teve início em agosto, com a realização do Seminário Monitoramento, Avaliação e Análise de Programas e Políticas Públicas.

Natália Noguchi, do Itaú Social, fez uma dinâmica com participantes para que eles se conhecessem e explicitassem as suas expectativas em relação ao curso. Outra representante do Itaú Social, Marina Ferraz, afirmou que a avaliação econômica de projetos sociais é uma metodologia quantitativa que permite analisar os impactos causados por um projeto e mede o retorno econômico para a sociedade. “É um processo que gera conhecimentos, possibilitando a aprendizagem voltada à tomada de decisão”.

No total, serão realizados nove encontros, sempre às terças-feiras, com carga horária de 6 horas. No último dia da capacitação, 5 de dezembro, haverá apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes ao longo do curso.

Curso de avaliação econômica de projetos

Curso de avaliação econômica de projetos

Curso de avaliação econômica de projetos