Cerimônia consagra melhores trabalhos do Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025

Alunos, escolas e professores foram premiados com notebooks, copiadoras e tablets


O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) e de Educação (Seeduc), premiou, nesta terça-feira (02/12), as melhores redações, vídeos e projetos inscritos para o Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025. Alunos da rede estadual de ensino, em cada categoria individual, e os três melhores vídeos da categoria em grupo foram contemplados com notebooks, enquanto as três escolas com projetos ganhadores receberam copiadoras.

A terceira edição do concurso teve como tema “Educação Fiscal: o caminho para um futuro sustentável”. Idealizada pelo Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe-RJ), a premiação busca estimular discussões sobre a importância social do tributo e formar multiplicadores da temática para promover a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado.

Conduzida pela diretora da Escola Fazendária (Efaz) Luciana Mazloum, a cerimônia de premiação também contou com a participação do chefe de Gabinete Wagner Matiota, que representou o secretário de Estado de Fazenda Juliano Pasqual. Durante a abertura do evento, realizado na Sala Cecília Meireles, ele ressaltou o sucesso da iniciativa, que recebeu mais de 620 inscrições, um aumento de cerca de 70% em relação à última edição: “O principal ganho é a participação ativa dos cidadãos, que se tornam protagonistas na construção de uma sociedade mais consciente, transparente e participativa. Esse concurso fortalece a cidadania fiscal, valorizando projetos que ajudam a sociedade a compreender a função dos tributos, o funcionamento da administração pública e a importância do controle social”.

Já a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc Joilza Rangel agradeceu a participação da comunidade escolar no Prêmio, destacando o impacto no aprimoramento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado. “Todos os alunos e professores que encaminharam trabalhos para o Prêmio já estão premiados. A participação em projetos como esse é transformadora”, disse.

A premiação incluiu pela primeira vez uma categoria voltada para grupos, que apresentaram vídeos sobre a temática. Além disso, nas categorias individuais, foram avaliadas redações de alunos dos ensinos Médio e Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Socioeducação, e ações ou projetos desenvolvidos ou implementados pelas escolas.

Uma das ganhadoras da categoria em grupo, a aluna Isadora Brites França afirmou que o vídeo foi desenvolvido com a intenção de melhorar a compreensão sobre a temática: “O meu grupo mal tinha ouvido falado sobre Educação Fiscal antes da premiação. A temática não é difícil, mas é pouco falada na sociedade, então nosso foco era fazer quem estava assistindo entender a importância dos tributos”.

Os orientadores dos alunos vencedores, bem como o responsável pelos trabalhos das escolas, também tiveram seu trabalho reconhecido com um tablet. A professora Nair da Conceição Pinto foi uma das vencedoras na categoria Escolas com o projeto “PET de Valor: Reciclando para Aprender”. A ação busca incentivar alunos a praticarem a reciclagem de garrafas PET por meio de uma moeda fictícia, a “EcoPET”, que pode ser utilizada para adquirir materiais escolares: “Eu fiquei muito surpresa ao ouvir o nome do nosso projeto ser chamado para receber o prêmio. Eu sempre tento trabalhar o diferencial com os meus alunos, porque sei do potencial deles”.